Dia do Eletricista: 17 de Outubro

Todo 17 de outubro, o Brasil celebra o Dia do Eletricista, uma homenagem àqueles que se dedicam à instalação e manutenção das redes elétricas em nossos lares, empresas e vias públicas.

Esses especialistas têm um papel fundamental na sociedade, garantindo que nossos sistemas e dispositivos elétricos funcionem adequadamente e sem riscos de acidentes.

Também comemorado no dia (17 de outubro):

Dia do Eletricista: Por que 17 de outubro?

A origem exata da escolha do dia 17 de outubro como o Dia do Eletricista permanece um mistério. Não existem registros específicos ou legislações que determinem esta data, mas, mesmo assim, ela é amplamente reconhecida e celebrada pelos profissionais da área em todo o país.

Confira: O que é: Aterramento 

Diferenciando o Eletricista do Engenheiro Eletricista

Muitas pessoas podem se confundir, mas é essencial entender que o Eletricista e o Engenheiro Eletricista têm formações e responsabilidades distintas. Enquanto o Eletricista possui formação técnica ou básica, o Engenheiro Eletricista se gradua em Engenharia Elétrica, um curso de nível superior oferecido nas universidades.

O curso superior de Engenharia Elétrica foi instituído em 11 de dezembro de 1933. De fato, nessa data, vários cursos de engenharia foram estabelecidos, fazendo com que 11 de dezembro fosse celebrado como o Dia do Engenheiro.

No entanto, o Dia do Engenheiro Eletricista é comemorado em 23 de novembro, uma homenagem ao aniversário da criação do Instituto Eletrotécnico de Itajubá, fundado em 23 de novembro de 1913. A consolidação dessa data ocorreu com a Lei nº 12.074, sancionada em 29 de outubro de 2009, tendo como base o projeto de lei nº 2.545, proposto em 2003.

12 Frases para o Dia do Eletricista

  1. “A luz que ilumina nossos caminhos, muitas vezes, é fruto das mãos habilidosas de um eletricista. Feliz Dia do Eletricista!”
  2. “Agradeço aos eletricistas por manterem nosso mundo conectado e brilhante. Hoje é o dia de celebrar vocês!”
  3. “De cada tomada a cada lâmpada acesa, o trabalho de um eletricista faz a diferença. Parabéns pelo seu dia!”
  4. “No complexo labirinto de fios e circuitos, o eletricista é o mestre que nos guia à luz. Feliz Dia do Eletricista!”
  5. “Se hoje podemos desfrutar do conforto de um ambiente iluminado e de aparelhos funcionando, é graças a você, eletricista. Obrigado por tudo!”
  6. “Ao profissional que enfrenta desafios e riscos para trazer energia a nossos lares e cidades, nossos sinceros agradecimentos e felicitações pelo seu dia!”
  7. “O trabalho do eletricista é uma combinação perfeita de técnica, conhecimento e paixão. Que seu dia seja tão luminoso quanto as luzes que você acende!”
  8. “Em cada interruptor que acionamos, há a marca do esforço e dedicação de um eletricista. Celebremos esses profissionais incríveis hoje e sempre!”
  9. “Eletricistas: os heróis silenciosos que iluminam nossos dias e noites. Parabéns pelo seu dia especial!”
  10. “Se a energia flui e a luz brilha, é porque um eletricista fez seu trabalho com excelência. Obrigado e feliz Dia do Eletricista!”
  11. “Por trás de cada equipamento funcionando e de cada lâmpada acesa, há a dedicação incansável de um eletricista. Reconhecemos e celebramos seu trabalho hoje!”
  12. “Que este Dia do Eletricista traga reconhecimento e gratidão a todos os profissionais que tornam nossas vidas mais brilhantes e conectadas. Parabéns!”