Dia da Música Popular Brasileira

Dia Nacional da MPB? Todo ano, em 17 de outubro, celebramos o Dia da Música Popular Brasileira.

Esta data, também reconhecida como Dia Nacional da MPB, foi estabelecida em honra ao nascimento da renomada Chiquinha Gonzaga. Nascida em 17 de outubro de 1847, no Rio de Janeiro, ela se tornou a pioneira compositora da Música Popular Brasileira.

A instauração oficial do Dia da MPB foi feita através do Decreto de Lei nº 12.624, assinado em 9 de maio de 2012 pela então presidente, Dilma Rousseff.

As contribuições de Chiquinha Gonzaga à música são inegáveis. Suas melodias ressoam até hoje, e sua influência pode ser vista em artistas icônicos da MPB, como Elis Regina, Chico Buarque e Caetano Veloso, entre outros. Além disso, Chiquinha é reconhecida por fundar a Sociedade Brasileira de Autores Teatrais.

Outras celebrações do dia 17 de Outubro:

As Raízes da Música Popular Brasileira

A evolução da MPB é fruto da mistura de diversos estilos musicais, abrangendo influências europeias, africanas e indígenas.

Embora suas origens possam ser rastreadas até o período colonial brasileiro, foi principalmente nos séculos XVIII e XIX que a MPB começou a ganhar forma nas metrópoles brasileiras.

No início do século XX, com o surgimento do samba, a Música Popular Brasileira foi solidificada e se transformou na expressão cultural rica que conhecemos hoje.

Não deixe de conferir: A música na escola