Vídeos sobre o Dia da Árvore para Educação Infantil

Nesta postagem vamos compartilhar com vocês diversos Vídeos sobre o Dia da Árvore para trabalhar com seus alunos da educação infantil.

O 21 de setembro é dedicado à celebração do Dia da Árvore. Essa data foi selecionada por antecipar o advento da primavera no Hemisfério Sul, geralmente ocorrendo entre os dias 22 e 23 de setembro, dependendo do ano.

O propósito central desse dia é sensibilizar as pessoas sobre a importância da conservação das árvores e das florestas, incentivando a proteção do meio ambiente por meio de ações que promovem benefícios para a natureza.

No Brasil, existe uma árvore emblemática que simboliza o país, o Pau-Brasil (Caesalpinia echinata), que foi oficialmente declarada a árvore nacional por meio da Lei nº 6.607, datada de 7 de dezembro de 1978.

A origem do Dia da Árvore remonta a 10 de abril de 1872, quando um jornalista decidiu plantar uma grande quantidade de árvores em sua cidade natal, Nebraska, nos Estados Unidos. Essa iniciativa, denominada “Day Arbor,” foi um marco na conscientização sobre os impactos causados pela destruição das árvores na natureza e como isso afetaria a vida a longo prazo.

No contexto brasileiro, embora o Dia da Árvore ainda seja celebrado, ele foi substituído pela Festa Anual das Árvores. Devido às variações climáticas, essa festa ocorre durante a última semana de março nos estados do Norte e do Nordeste, enquanto nos estados do Centro-Oeste, Sul e Sudeste, ela é comemorada na semana do dia 21 de setembro. A instituição da Festa Anual das Árvores foi formalizada pelo Decreto nº 55.795, de 24 de fevereiro de 1965.

Apesar dessa mudança, o Dia da Árvore em setembro ainda é lembrado em escolas e pela mídia como uma ocasião importante.

Além disso, em 21 de março, é comemorado o Dia Internacional das Florestas e da Árvore, que compartilha o mesmo propósito do Dia da Árvore, mas está associado ao início da primavera no Hemisfério Norte.

Veja também:

Atividades, brincadeiras e dinâmicas (Dia da Árvore)

Aqui estão algumas ideias de atividades, brincadeiras e dinâmicas para trabalhar o Dia da Árvore com crianças na educação infantil por meio de vídeos:

  1. História Interativa de Árvores: Conte uma história envolvente sobre árvores usando um livro ilustrado ou um vídeo animado. Peça às crianças que participem, fazendo sons de pássaros ou movimentos de árvores sempre que a história mencionar uma árvore.
  2. Criação de Cartazes: Mostre imagens de diferentes tipos de árvores e incentivando as crianças a desenharem ou colarem imagens de árvores em cartazes grandes. Discuta as características de cada árvore.
  3. Música e Dança: Encontre uma canção relacionada às árvores e ensine às crianças a cantar e dançar. Você pode incorporar movimentos que imitem árvores balançando ao vento.
  4. Plantio Virtual: Mostre um vídeo do processo de plantio de uma árvore e explique por que é importante. Depois, convide as crianças a participarem de um “plantio virtual”, onde elas fingem plantar árvores em seus próprios espaços.
  5. Caça ao Tesouro de Folhas e Galhos: Grave um vídeo de você escondendo folhas e galhos pelo quintal ou sala de aula. Depois, peça às crianças para assistirem e procurarem as folhas e galhos enquanto assistem ao vídeo.
  6. Arte com Folhas: Mostre como fazer arte usando folhas secas e tintas. As crianças podem criar suas próprias pinturas ou colagens de folhas.
  7. Contação de Histórias na Natureza: Se possível, grave um vídeo de contação de histórias ao ar livre, perto de árvores reais. Isso cria uma conexão mais direta com a natureza.
  8. Jogo de Adivinhação de Árvores: Mostre imagens de diferentes árvores e faça perguntas como “Que tipo de árvore tem folhas vermelhas no outono?” para envolver as crianças em uma atividade de adivinhação.
  9. Visita Virtual a um Viveiro de Árvores: Se possível, grave um vídeo visitando um viveiro de árvores e mostre como as mudas de árvores são cultivadas antes de serem plantadas.
  10. Construção de Casas para Animais: Explique como as árvores são importantes para abrigar animais. Mostre vídeos de animais que vivem em árvores e depois convide as crianças a construir casas para animais de brinquedo usando materiais reciclados.

Certifique-se de adaptar as atividades ao nível de idade e desenvolvimento das crianças na educação infantil e de incentivar a discussão sobre a importância das árvores e da preservação do meio ambiente ao longo das atividades.

Não deixe de conferir:

Vídeos sobre o Dia da Árvore para Educação Infantil

  • Importância das árvores com a turma da Mônica.

Outras postagens recomendadas:

  • DIA DA ÁRVORE – Educação Infantil

  • DIA DA ÁRVORE PARA EDUCAÇÃO INFANTIL – VIDEO AULA COM HISTÓRIA + MÚSICA + ATIVIDADE

  • História Dia da árvore

  • DIA DA ÁRVORE EDUCAÇÃO INFANTIL HISTÓRIA O PLANETA DAS ÁRVORES | História com animação infantil.

  • DIA DA ÁRVORE | 21 DE SETEMBRO | VÍDEO EDUCATIVO

  • Desafio partes da árvore. Vídeo aula dia da árvore:Educação infantil e ensino fundamental.

SEMENTINHA – [DIA DA ÁRVORE] EDUCAÇÃO INFANTIL (VÍDEO AULA)


  • 🌲DIA DA ÁRVORE para Educação Infantil