Projeto dia da árvore para Ensino Fundamental – 1º ao 5º ano.

Nesta postagem trago para vocês uma excelente sugestão de projeto dia da árvore para ensino fundamental, 1º ao 5º ano, com o objetivo de buscar plantar em cada criança a semente da consciência ambiental.

Mas primeiro vamos falar um pouco mais sobre esta data comemorativa.

Dia da Árvore.

Dia da Árvore é comemorado no dia 21 de Setembro.

Esta data foi escolhida por anteceder o início da Primavera no hemisfério Sul, que dependendo do ano pode ocorrer entre os dias 22 e 23 de setembro.

Apesar de ainda ser comemorado nos dias de hoje, o Dia da Árvore foi substituído pela Festa Anual das Árvores, instituída pelo decreto federal 55.795 de 24 de Fevereiro de 1965. Mesmo com esta mudança, o Dia da Árvore ainda é lembrado até hoje.

O objetivo desse dia é promover a importância da preservação das árvores e das florestas. Incentivando a proteção do meio ambiente com atitudes que trazem benefícios à natureza como plantar uma árvore ou revitalizar algum jardim que não esteja bem cuidado.

Estimular a reflexão sobre as consequências do desmatamento e da expansão da poluição também é uma boa forma de comemorar o Dia da Árvore. Lembrando também que as árvores nos proporcionam o oxigênio de respiramos, a sombra que nos refresca e diversos frutos que nos alimentam. Sem esquecer da importância para a manutenção do equilíbrio do nosso ecossistema.

No dia 21 de março é comemorado o Dia Internacional das Florestas e da Árvore, que tem o mesmo propósito do Dia da Árvore, mas está associado à chegada da primavera no hemisfério norte.

Projeto dia da árvore para Ensino Fundamental.

Este projeto foi retirado do excelente blog Ensinando com Carinho, criado pela professora Valéria.

Publico Alvo: Alunos do Ensino Fundamental – 1º ao 5º ano.
Cronograma de realização: Mês de Setembro.

Objetivos:

Buscar plantar em cada criança a semente da consciência ambiental, contribuindo para o desenvolvimento de cidadãos conscientes de que um futuro melhor se constrói preservando, pois preservar é amar.

Justificativa:

Visando a participação e conscientização dos alunos sobre a preservação  e o cuidado com as árvores, propomos um projeto, dinâmico, divertido, educativo e prazeroso para os estudantes, com objetivos básicos que permeiam a busca pela melhoria do planeta.

Projeto dia da árvore para Ensino Fundamental: Ações a serem realizadas.

  • Apresentar aos alunos o livro infantil chamado “A história de uma árvore” de Cristina Marques, explorando as ideias principais com questionamentos.
  • Fazer leitura de uma historinha em baio de uma árvore que exista dentro ou nos arredores da escola.
  • Construir uma árvore com os alunos de EVA, explorando as partes da árvore como (tronco, raiz, caule, flor, fruto, etc).
  • Fazer uma lista de árvores frutíferas conhecidas pelos alunos e depois fazer pesquisas sobre a imagem destas árvores em slide (data show) e mostrar na sala.
  • Desenvolver atividades de colagens e pintura com as mãos, dedos ou pinceis.
  • Organizar o cantinho da árvore na sala, pregando todas as atividades que serão desenvolvidas.
  • Fazer passeio ecológico, para observar as árvores, no terreno da escola, e salientar sobre os cuidados que devemos ter para que cresça forte.
  • Fazer panfletos na sala sobre preservação e entregar nas salas dos outros colegas da escola.
  • Montar um painel gigante com folhas secas, colagens e pintura, para expor no pátio da escola.
  • Fazer a encenação sobre o desmatamento com personagens vestidos de árvores e caçadores.

Culminância:

Apresentação da encenação e trabalhos desenvolvidos.

Projeto dia da árvore para Ensino Fundamental para imprimir.

Projeto dia da árvore para Ensino Fundamental - 1º ao 5º ano.


Se gostou da postagem,“Projeto dia da árvore para Ensino Fundamental – 1º ao 5º ano.” deixe sua avaliação, isso é muito importante para nós. Faça isso deixando um comentário com sua opinião e sugestões para outras postagens.

Curta nossa página no Facebook: @SÓESCOLA.