6 Poemas sobre o Dia do Soldado

Nesta postagem vamos compartilhar com vocês 6 poemas sobre o Dia do Soldado para trabalhar com seus alunos das series iniciais.

O Dia do Soldado no Brasil é comemorado em 25 de agosto.

Essa data foi escolhida em homenagem ao nascimento de Luís Alves de Lima e Silva, o Duque de Caxias, que é considerado um dos maiores generais brasileiros e um herói nacional.

O Dia do Soldado é uma oportunidade para reconhecer a importância e o valor dos militares que servem às Forças Armadas do país, bem como para lembrar o papel histórico desempenhado por líderes militares na construção e defesa da nação.

Não deixe de conferir:

6 Poemas sobre o Dia do Soldado – Para imprimir

Veja também:

Trabalhar com poemas sobre o Dia do Soldado pode ser uma ótima maneira de envolver os alunos e ensinar valores importantes, como patriotismo, respeito e compreensão histórica. Aqui estão dez formas de trabalhar esses poemas com alunos das series iniciais:

  1. Leitura em Voz Alta: Comece lendo um dos poemas em voz alta para a turma, destacando a entonação e o ritmo. Faça perguntas sobre o que eles entenderam e sentiram.
  2. Discussão de Vocabulário: Identifique palavras-chave nos poemas e discuta seu significado com os alunos. Ajude-os a entender o contexto e as conotações dessas palavras.
  3. Atividade de Pintura: Peça aos alunos que pintem ou desenhem uma imagem relacionada ao poema. Isso pode ser uma cena de soldados, bandeiras ou um momento histórico.
  4. Dramatização: Divida os alunos em grupos e peça que atuem o poema. Isso ajuda a compreender melhor a linguagem e a emoção do poema.
  5. Escrita Criativa: Peça aos alunos que escrevam suas próprias versões de um poema sobre o Dia do Soldado. Isso incentiva a expressão individual.
  6. Discussão de Valores: Explore os valores que os poemas representam, como coragem, honra e serviço à pátria. Incentive uma discussão sobre esses valores.
  7. Pesquisa Histórica: Dependendo da idade dos alunos, explique o contexto histórico do Dia do Soldado. Pesquisem juntos sobre heróis militares.
  8. Concurso de Leitura: Organize um concurso de leitura, onde os alunos leem os poemas para a turma. Isso ajuda a desenvolver habilidades de leitura em público.
  9. Atividade de Redação: Peça aos alunos que escrevam uma carta fictícia para um soldado, expressando gratidão e reconhecimento pelo seu serviço.
  10. Projeto de Arte: Peça aos alunos que criem um mural com recortes, colagens e desenhos relacionados ao Dia do Soldado e aos poemas.

Adapte essas atividades de acordo com a idade e o nível de compreensão dos alunos, mas sempre incentive a criatividade, a compreensão histórica e a reflexão sobre os valores representados pelo Dia do Soldado.