Projeto Dia das Mães – Educação Infantil

Nesta postagem vamos compartilhar com vocês um projeto sobre o Dia das Mães para trabalhar com alunos da Educação infantil.

O objetivo principal deste projeto é proporcionar às crianças da Educação Infantil um momento especial para homenagear e valorizar suas mães, estimulando o desenvolvimento afetivo e cognitivo.

O Dia das Mães é uma data comemorativa em homenagem às mães. No Brasil, a data é celebrada no segundo domingo de maio, mas em outros países pode ser em datas diferentes. É um dia para demonstrar amor, carinho e gratidão por todas as mães do mundo, seja biológicas ou adotivas, que cuidam, educam e amam seus filhos incondicionalmente.

É um momento para lembrar da importância das mães em nossas vidas e agradecer por todo o amor e dedicação que elas nos oferecem. É uma data especial para valorizar a família e o amor que une cada um de seus membros.

PROJETO DIA DAS MAÊS –  (Educação Infantil)

www.soescola.com
TemaProjeto Dia das Mães – Educação Infantil
Justificativa:O Dia das Mães é uma data muito importante para as crianças, pois representa uma oportunidade de valorizar e agradecer a figura materna e sua importância na vida delas. Além disso, é uma excelente oportunidade de trabalhar temas como amor, afeto, família e respeito, de forma lúdica e prazerosa.  
Objetivo geral:Proporcionar às crianças da Educação Infantil um momento especial para homenagear e valorizar suas mães, estimulando o desenvolvimento afetivo e cognitivo.  
Objetivos específicos:– Conhecer a história do Dia das Mães e sua importância;
– Desenvolver a criatividade e o senso artístico;
– Estimular a linguagem oral e escrita;
– Reforçar a importância da família e das relações afetivas;
– Desenvolver a coordenação motora e a percepção sensorial.  
Duração aproximada:Duas semanas (aproximadamente);  
Recursos didáticos:– Livros infantis sobre o Dia das Mães;
– Papel crepom, tesoura, cola, cartolina, tinta guache, pincéis, lápis de cor;
– CD com músicas infantis;
– Filmes infantis sobre a temática;
– Jogos educativos.
Metodologia:O projeto será desenvolvido de forma interdisciplinar, com atividades envolvendo as áreas de linguagem, arte, música, literatura e ciências.  

Roda de conversa:
Conversar com as crianças sobre o Dia das Mães, sua importância e história. Pedir que cada uma fale um pouco sobre sua mãe, o que ela faz, o que gosta, o que não gosta, etc.  

Atividades artísticas:
Confeccionar cartões e lembrancinhas para as mães, utilizando materiais como papel crepom, tesoura, cola, cartolina, tinta guache e pincéis. Desenhar e pintar com lápis de cor retratos das mães.  

Atividades musicais:
Aprender músicas infantis relacionadas ao tema. Cantar e dançar com as crianças.
 
Atividades literárias:
Ler livros infantis sobre o Dia das Mães e a importância das relações familiares. Estimular a imaginação e a criatividade por meio de histórias.

Atividades científicas:
Plantar uma semente de flor em um vaso e acompanhar o seu crescimento ao longo das semanas, incentivando a observação e a curiosidade.  
Sugestões de atividades:– Fazer uma pintura com tinta guache com a mão da criança, colocando a frase: “Minha mãe é minha melhor amiga”.

Preparar um café da manhã especial com frutas e sucos para as mães das crianças.

Fazer uma sessão de cinema com filmes infantis que abordem a temática familiar.

Realizar uma atividade de contagem de histórias, onde cada criança contará uma história sobre sua mãe.  
Considerações:O projeto Dia das Mães é uma oportunidade única de valorizar e reconhecer a importância das mães na vida das crianças, desenvolvendo ao mesmo tempo aspectos cognitivos, afetivos e sociais.  
AvaliaçãoA avaliação do projeto será feita através da observação dos alunos durante as atividades realizadas. Será observado o interesse e a participação de cada criança, além da evolução no processo de criação e elaboração das atividades propostas. Também serão avaliadas as produções realizadas pelas crianças, como desenhos, cartões e lembrancinhas, que demonstrarão o aprendizado e a compreensão do tema abordado.

A avaliação será contínua e formativa, com o objetivo de identificar possíveis dificuldades e oportunidades de melhoria no processo de ensino-aprendizagem.  
Observação:– Projeto elaborado por (KIT SO ESCOLA) – @KITSOESCOLA.
É proibida a reprodução total ou parcial deste material.

CONHEÇA O KIT DIA DAS MÃES.
São mais de 250 páginas com atividades, lembrancinhas, desenhos, textos e músicas para trabalhar o DIA DAS MÃES com alunos das series iniciais.
(SAIBA MAIS)

Origem do Dia das Mães no Brasil

O Dia das Mães no Brasil tem sua origem em uma iniciativa da Associação Cristã de Moços de Porto Alegre, no Rio Grande do Sul, em 12 de maio de 1918. A data foi escolhida em homenagem à mãe de Júlio Frank, um dos fundadores da associação, que havia falecido naquele dia.

A iniciativa deu origem a uma celebração regional, que foi se espalhando pelo país ao longo das décadas seguintes. Em 1932, o então presidente Getúlio Vargas oficializou a data como feriado nacional no segundo domingo de maio, em uma tentativa de fortalecer a identidade nacional e estimular o consumo.

Atualmente, o Dia das Mães é uma das datas comemorativas mais importantes do calendário brasileiro, marcada por homenagens, presentes e encontros familiares. É uma oportunidade de valorizar e agradecer a figura materna e sua importância na vida das pessoas.

Dia das Mães na Inglaterra a partir do século XVII

Depois de cristianizado, o Império Romano continuou celebrando o Dia das Mães.

No século XVII, na Inglaterra, surgiu o Mothering Day, comemoração em homenagem à Virgem Maria, a mãe de Jesus, e à igreja-mãe, que é como cada pessoa chama a igreja onde foi batizado. O Mothering Day era celebrado no quarto domingo da Quaresma.

Com o passar do tempo, por influência da criação do Dia das mães, nos Estados Unidos, os ingleses começaram a homenagear as suas mães no Mothering Day.

O Dia das Mães se tornou um dia importante para os criados, que passaram a ter folga nesse dia para visitarem as suas igrejas-mãe com suas mães e restante família. Os feriados ainda não tinham sido inventados, por isso o Dia das Mães era a única oportunidade que essas pessoas tinham de terem uma folga para estarem com a família.

Na Inglaterra, o Dia das mães continua sendo comemorado no quarto domingo da Quaresma.

Dia das Mães nos Estados Unidos a partir do século XX

No Século XX, uma jovem americana chamada Anna Jarvis perdeu sua mãe e entrou em depressão. Preocupadas com ela, suas amigas resolveram dar uma festa para perpetuar a memória da mãe de Anna e, ao mesmo tempo, tentar animá-la.

Anna quis que a homenagem fosse estendida a todas as mães, independente de estarem vivas ou mortas, e em pouco tempo a comemoração se propagou por todo país.

Em 1914, a data foi oficializada pelo presidente Woodrow Wilson, e desde então é comemorada no segundo domingo de maio, tal como no Brasil.