10 Brincadeiras para o Dia das Mães

Nesta postagem vamos compartilhar com vocês 10 ideias divertidas de brincadeiras e dinâmicas para trabalhar o Dia das Mães.

O DIA DAS MÃES

O Dia das Mães é uma data comemorativa que homenageia as mães e a maternidade. No Brasil, é celebrado no segundo domingo do mês de maio.

A origem do Dia das Mães remonta à Grécia Antiga, onde havia uma celebração em homenagem a Reia, mãe dos deuses. Na Inglaterra, a partir do século XVII, passou a ser comum a celebração do “Mothering Sunday”, que consistia em um dia em que os filhos que trabalhavam longe de casa podiam visitar suas mães.

No Brasil, a data começou a ser celebrada em 1918, em Porto Alegre, e logo se espalhou pelo país. O Dia das Mães é uma data importante para celebrar o amor e o cuidado das mães, que são fundamentais em nossas vidas. É uma oportunidade para agradecer e homenagear todas as mães, independentemente de sua forma de criação e papel na família.

CONHEÇA O KIT DIA DAS MÃES.
São mais de 250 páginas com atividades, lembrancinhas, desenhos, textos e músicas para trabalhar o DIA DAS MÃES com alunos das series iniciais.
(SAIBA MAIS)

10 Brincadeiras para o Dia das Mães

Abaixo, listo 10 brincadeiras ou dinâmicas que podem ser realizadas para trabalhar o Dia das Mães:

  1. Caça ao tesouro: Esconda em diferentes locais da casa ou da escola mensagens ou objetos relacionados ao Dia das Mães. A mãe e a criança deverão procurar juntas as pistas até encontrarem o tesouro final.
  2. Jogo da memória: Faça cartas com imagens relacionadas ao Dia das Mães e crie um jogo de memória. A mãe e a criança poderão jogar juntas e descobrir quem tem a melhor memória.
  3. Pintura em dupla: Disponibilize papel e tintas e convide as mães e as crianças para pintarem juntas. A ideia é que elas se divirtam juntas, criando obras de arte que representem o amor materno.
  4. Dança das mães: Prepare uma coreografia simples e convide as mães e as crianças para dançarem juntas. Pode ser uma oportunidade para que elas se divirtam e se exercitem ao mesmo tempo.
  5. Passeio no parque: Organize um passeio no parque, convidando as mães e as crianças para caminharem juntas, apreciando a natureza e conversando.
  6. Caixa de memórias: Peça às mães que tragam objetos e fotos que representem a maternidade. Em uma caixa, cada mãe poderá colocar sua memória e depois compartilhá-la com o grupo.
  7. Contação de histórias: Peça às mães que contem histórias sobre suas próprias mães ou sobre como é ser mãe. É uma oportunidade para que as crianças conheçam melhor as histórias de suas mães.
  8. Jogo do afeto: Faça um círculo com as mães e as crianças e peça que se abracem ou se deem as mãos. Cada um deverá dizer o que mais admira na mãe ou na criança ao seu lado.
  9. Vídeo de homenagem: Prepare um vídeo em que as crianças possam homenagear suas mães. Elas poderão falar sobre as qualidades de suas mães ou agradecê-las por algo especial.
  10. Cartão personalizado: Disponibilize cartões e materiais de artesanato para que as mães e as crianças possam criar juntas cartões personalizados para o Dia das Mães. Será uma oportunidade para que elas coloquem em prática sua criatividade e expressem seu amor de uma forma especial.

Atividades para o Dia das Mães para imprimir

CONHEÇA O KIT DIA DAS MÃES.
São mais de 250 páginas com atividades, lembrancinhas, desenhos, textos e músicas para trabalhar o DIA DAS MÃES com alunos das series iniciais.
(SAIBA MAIS)