Mãe de aluno diz que alertou a escola em 2022 sobre ‘brigas pesadas’ e temia tragédia

Dona Maria relata que ligou diversas vezes para a direção da Escola Estadual Thomazia Montoro pedindo para que polícia fosse acionada. Filho contava sobre os problemas constantes e a violência. Uma professora foi morta e outras quatro pessoas ficaram feridas após serem esfaqueados por um estudante.

Maria das Graças, mãe de um aluno da Escola Estadual Thomazia Montoro, disse nesta terça-feira (28), em entrevista ao programa Encontro, que temia desde o ano passado que uma tragédia pudesse ocorrer na escola por conta de “brigas pesadas”.

Ela ainda relatou que alertou a direção da escola diversas vezes, pedindo que a polícia fosse acionada.

“Eu tentei alertar a escola. Eu avisei a escola o ano passado, quando teve várias brigas. Cada briga que tinha eu ligava para ver se a gente conseguia ajudar as crianças. Cheguei a ligar e pedir para que fosse colocado a polícia lá dentro, pelo menos três vezes por semana”, relatou dona Maria.

Quatro professoras e um aluno foram esfaqueados na manhã desta segunda-feira (27) dentro da sala de aula, na hora da chamada. O aluno de 13 anos deve ser ouvido pelo Ministério Público de São Paulo, conforme apurou o g1.

Uma das professoras, Elisabete Tenreiro, de 71 anos, teve uma parada cardíaca e morreu no Hospital Universitário da USP.

“Eu tinha essa preocupação porque eram brigas pesadas, agressões físicas. Qualquer hora vai acontecer uma merda dentro dessa escola”.

Na manhã desta terça, estudantes fazem uma vigília na porta da unidade.

Brigas frequentes, bullying, falta de segurança

A escola faz parte do Programa de Ensino Integral (PEI), projeto do governo do estado de São Paulo, desde 2021 — no governo de João Doria (então no PSDB).

Relatos de pais, alunos e profissionais da educação indicam para déficit de funcionários e precarização do trabalho. Ex-alunos e pais que mencionam episódios de bullying e maus-tratos entre os muros da escola.

Segundo dados do Censo Escolar, conta com 15 professores e aproximadamente 300 alunos matriculados do 6º ao 9º anos do ensino fundamental.