Professores alfabetizadores brasileiros trocam experiência com Portugal

A iniciativa teve como objetivo promover a capacitação de profissionais da educação que atuam na área de alfabetização, por meio do curso de aperfeiçoamento.

Com o objetivo de valorizar os profissionais da área da educação, responsáveis pela melhoria da qualidade do ensino no Brasil, professores brasileiros que trabalham com alfabetização participam de imersão em Portugal. O Programa de Desenvolvimento Profissional de Professores Alfabetizadores é uma parceria entre a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), a Secretaria de Alfabetização (Sealf) do Ministério da Educação (MEC) e das instituições portuguesas Universidade do Porto e Instituto Politécnico do Porto.

A iniciativa, realizada entre os meses de novembro e dezembro, visa promover a capacitação de profissionais da educação que atuam na área de alfabetização e que estejam em efetivo exercício nas redes públicas de educação básica, por meio do curso de aperfeiçoamento denominado Alfabetização Baseada na Ciência (ABC).

Passado um mês do intercâmbio em Portugal, 100 professores de alfabetização brasileiros continuam numa movimentada rotina que alia teoria e prática na cidade do Porto. Serão, ao todo, seis semanas de atividades em Portugal. O grupo permanece em Portugal até o próximo dia 16.

A rotina inclui capacitação prática no Instituto Politécnico do Porto, pelo período da manhã, aulas teóricas na Universidade do Porto, pelo período da tarde e tutoria à noite, para aperfeiçoar os projetos de intervenção. “É uma experiência valiosa conhecer como funciona a educação nas cidades portuguesas e aperfeiçoar minha formação para melhorar os índices e os resultados da aprendizagem dos meus alunos.”, diz Sabrina Henz, professora em Teutônia (RS).

Victor Moraes, professor em São Paulo, vai além e faz uma reflexão sobre o ensino. “O mais interessante é que a proposta de Portugal deixa claro qual é o propósito principal do ensino nas séries iniciais, que é primeiro a fazer com que essa criança leia com fluência, para que depois ela comece a interpretar e ler de maneira mais interpretativa.”, afirma.

Já Antonia Maricelia Barros, educadora em Santana do Cariri (CE), classifica a alfabetização como “algo muito, muitíssimo, sério” e afirma que o curso “tem sido uma grande experiência”. Para ela, o fato de as aulas reunirem gente de todo o país é um adicional. “O curso junta todos os ‘Brasis’ em um só canto. E eu digo “Brasis” porque são muitas as experiências, muitos os relatos, muitos os ensinamentos.”, afirma.


Os professores deverão difundir os conhecimentos no Brasil. Viviane Soares, de Paranhos (MS), já imagina como será sua atuação no retorno ao País. “Espero chegar ao meu município e poder compartilhar isso com os professores, com os educadores, para que esse conhecimento chegue até as crianças, chegue até a sala de aula, melhorando a qualidade do ensino. Esse é o nosso grande objetivo”, diz.

Sobre o Programa

O Programa de Desenvolvimento Profissional de Professores Alfabetizadores em Portugal é uma parceria entre a Capes, a Sealf do Ministério da Educação e duas instituições portuguesas: Universidade do Porto e Instituto Politécnico do Porto. O edital veio complementar as iniciativas promovidas com o Projeto ABC: o curso on-line – que conta com 260 mil inscritos – e a publicação dos Manuais ABC e ABC na Prática, disponíveis gratuitamente no site do MEC. 

Assessoria de comunicação do MEC com informações da Capes