MEC: 100 mil vagas para curso de formação de preceptores para educação em saúde

Entre o público abrangente da capacitação, estão profissionais da saúde envolvidos no ensino de graduação e pós-graduação.

O Ministério da Educação (MEC) torna pública a realização do Curso de Formação de Preceptores da Educação em Saúde – FORPRES. O lançamento será realizado no dia 12 de dezembro, com apresentação do curso no canal oficial do MEC no Youtube.

O curso de 180 horas, será realizado na modalidade de Ensino a Distância (EaD), com certificação MEC.

Serão destinados 100 mil vagas para capacitação de profissionais da saúde envolvidos em cenários de prática supervisionada, preceptoria de internato e residências em saúde.

A elaboração dos materiais de apoio que irão compor o curso é realizada pela Secretaria de Educação Superior (Sesu) do MEC, em parceria com a Universidade Federal do Maranhão por meio da Diretoria de Tecnologias na Educação (DTED/UFMA), que desenvolveu uma plataforma moderna e intuitiva, para auxiliar no aprendizado do participante.

O curso será composto por cinco módulos, sendo eles:

• Módulo 1 (Introdutório)  Foco no papel do preceptor e suas responsabilidades; relações com o docente, discente e coordenador do curso/programa; desafios éticos do exercício da preceptoria.

• Módulo 2 (Transversal)  Foco em habilidades interpessoais, de comunicação, inteligência emocional, relacionamento, entre outros.

• Módulo 3 (Práticas) – Foco no atendimento personalizado, indicadores, monitoramento de atividades.

• Módulo 4 (Tecnologias) – Foco em ferramentas digitais que apoiam a prática pedagógica.

• Módulo 5 (Metodologias Ativas) – Foco na importância das metodologias ativas em cenários de contemporaneidade, formas de aplicação, estudos de caso e outras.

Fonte: Assessoria de Comunicação do MEC