PLANEJAMENTOS DE AULA BNCC (Ensino Fundamental 2)

“Ao longo do Ensino Fundamental – Anos Finais, os estudantes se deparam com desafios de maior complexidade, sobretudo devido à necessidade de se apropriarem das diferentes lógicas de organização dos conhecimentos relacionados às áreas. Tendo em vista essa maior especialização, é importante, nos vários componentes curriculares, retomar e ressignificar as aprendizagens do Ensino Fundamental – Anos Iniciais no contexto das diferentes áreas, visando ao aprofundamento e à ampliação de repertórios dos estudantes. Nesse sentido, também é importante fortalecer a autonomia desses adolescentes, oferecendo-lhes condições e ferramentas para acessar e interagir criticamente com diferentes conhecimentos e fontes de informação.” (BNCC, 2018, p. 60)

Importância de um plano de aula alinhado à BNCC

O plano de aula é um documento feito pelo professor com tudo que ele deseja desenvolver na aula. Ele serve para orientar a prática docente – como se fosse um roteiro – com base em uma temática que será apresentada para os alunos. Com isso, a aula será mais organizada e o professor poderá avançar o seu cronograma escolar com eficiência.

No entanto, cabe destacar que não basta apenas escolher um conteúdo e elaborar uma aula em cima disso. É preciso alinhar o plano de aula com o contexto de vida dos estudantes. Essa contextualização é prevista na BNCC, pois é levando em conta a realidade dos educandos e o tempo histórico que o processo de ensino e aprendizagem será significativo.

A BNCC também defende uma educação voltada para a formação integral do aluno. Assim, ele será capaz de agir no mundo, exercer a sua cidadania, ser responsável e resiliente, ser capaz de aprender a aprender e desenvolverá outras características importantes para a vida que estão incluídas nas dimensões física, intelectual, social, afetiva, moral, ética e simbólica.

Logo, o plano de aula deve englobar mais do que conteúdos soltos. Nessa lógica, ele deve articular saberes seguindo a BNCC, que determina habilidades e competências para cada etapa do ensino.

PLANEJAMENTOS DE AULA BNCC (Ensino Fundamental 2)

O site (Planejamentos de Aula – BNCC) esta disponibilizando diversos KITS com PLANEJAMENTOS ANUAIS, MENSAIS, SEMANAIS e DIARIOS para trabalhar com Ensino Fundamental 2 (6° ao 9° ano).

Os materiais acompanham atividades alinhadas à BNCC e os planejamentos são 100% EDITÁVEIS.

Para conhecer o site e os KITS de PLANEJAMENTOS DE AULA BNCC para ENSINO FUNDAMENTAL 2 confira o link a seguir: