BENEFÍCIOS DA CALIGRAFIA

Aprender a escrever com letra cursiva é um passo muito importante para o desenvolvimento infantil. Isso porque a escrita pode se tornar uma manifestação do pensamento.

Escrever à mão deixa o cérebro mais receptivo a estímulos

Há muito mais coisas acontecendo em seu cérebro quando você usa caneta e papel do que quando você usa um teclado. Em outras palavras, mais áreas do nosso cérebro são ativadas quando escrevemos à mão. Estas são áreas relativas à racionalidade e cognição, bem como às emoções e memória corporal.

Escrever à mão ajuda a desenvolver uma maior noção corporal

A maneira como o movimento está envolvido no ato de escrever à mão é particularmente interessante. A tensão criada pelo nosso corpo ao entrar em posição é seguida pela necessidade de desenvolver habilidades motoras finas. O cérebro e o corpo se unem para dominar todos os pequenos movimentos das mãos, pulsos e dedos.

Escrever à mão melhora conexões neurológicas

Alguns circuitos neurológicos não são ativados quando digitamos com um teclado. Quando usamos a caligrafia, em vez disso, essa atividade é constante. Quando escrevemos à mão, estamos realizando um exercício mental que fortalece nossas conexões neurológicas.

Escrever à mão ajuda o cérebro a reter as informações

Os movimentos que fazemos quando escrevemos à mão deixam uma impressão na área de nosso cérebro encarregada de processar a informação sensório-motora. Isso ajuda a criar uma pegada de memória da ação no cérebro. 

Com isso, podemos concluir que mesmo em um mundo cada vez mais tecnológico, precisamos reforçar e continuar estimulando as habilidades da caligrafia! Afinal, a escrita estimula partes do cérebro que são responsáveis por funções muito importantes para um bom desenvolvimento cognitivo e motor!


Conheça o KIT CALIGRAFIA que apresenta 9 apostilas com Atividades de CALIGRAFIA trabalhando as letras cursivas e bastão.



  • Leave a Comment