Período de afastamento para alunos e professores que testarem positivo para covid-19 será de sete a 10 dias

Nota técnica divulgada pela Secretaria Estadual da Saúde do RS atualiza as recomendações que já estão incluídas nas regras gerais.

Uma nota técnica divulgada na segunda-feira (31) pela Secretaria Estadual da Saúde atualizou as regras de enfrentamento à covid-19 para as instituições de ensino já em preparação para a volta as aulas. A principal alteração é a mudança no tempo de afastamento para casos confirmados: antes, eram 10 dias; agora, o período pode variar de sete a dez dias.

Para a Educação Infantil, fica estabelecido que os estudantes e professores que positivarem para a doença ficaram afastados de sete a dez dias do início dos sintomas. Aquele aluno que estiver sintomático, mas sem a possibilidade de testagem, ficará afastado por dez dias.

Quanto ao restante da turma, permanecerá a regra que já estava em vigor anteriormente: toda a turma terá as atividades presenciais suspensas. O prazo, porém, cai para dez dias. Estudantes assintomáticos que tenham tido contato próximo com algum caso confirmado de coronavírus em casa deverão permanecer afastados da sala de aula por dez dias.

Já para o Ensino Fundamental Médio também passa a valer o período de afastamento de sete a dez dias para casos confirmados, mas sem a necessidade de suspensão de toda a turma. Os colegas que tiveram contato com o caso positivo serão afastados somente se houve aproximação sem uso da máscara. Após o sétimo dia, se não houver a apresentação de sintomas, os estudantes estarão autorizados a retornar.

A nota técnica ainda reforça a “necessidade de manter a caderneta de vacinação atualizada e estimular a vacinação contra a covid-19 das faixas-etárias elegíveis”. Para o retorno dos alunos, após a confirmação da doença, aqueles que estiverem com o status vacinal atualizado cumprirão isolamento de sete dias e pelo menos 24h sem sintomas.

Estudantes não vacinados ou com status vacinal em atraso ou incompleto, o isolamento será de 10 dias e pelo menos 24h sem sintomas.