Música relaxante para crianças hiperativas

A música não é apenas divertida, mas também traz muitos benefícios para o desenvolvimento infantil. Você sabia que ouvir música estimula a linguagem e aumenta a criatividade? Esses benefícios se devem ao fato de que aumenta a plasticidade cerebral enquanto fortalece as conexões neurais e entre os dois hemisférios, conforme revelado em um estudo realizado na Universidade McGill. Na verdade, não é surpreendente que as crianças que ouvem música frequentemente tenham melhor capacidade de atenção, memória visual e habilidades espaciais.

Porém, o que muitos pais não sabem é que a música também pode se tornar uma excelente aliada no tratamento dos sintomas de hiperatividade. Isso ocorre porque a música, especialmente a música relaxante, tem um efeito poderoso sobre o humor. Há música com o poder de reduzir a ansiedade, canalizar sentimentos negativos e diminuir a inquietação. Claro, nem todos os tópicos valem a pena.

O que você deve ter em mente ao escolher um tema musical para relaxar os mais pequenos?

O segredo de uma música para relaxar as crianças e ajudá-las a reduzir a hiperatividade é que elas gostam. As canções que as crianças adoram muitas vezes se tornam uma espécie de refúgio a que recorrem quando estão felizes e querem expressar sua felicidade, mas também quando precisam se acalmar ou se desconectar do mundo. No entanto, também existem outros elementos que você deve levar em consideração ao escolher uma música relaxante:

  1. Deve promover um estado de espírito positivo e relaxado. Existem alguns gêneros musicais como o rock que, longe de relaxar as crianças, ativam o sistema nervoso por transmitirem sensações intensas e emocionais. Obviamente, se o seu objetivo é que os mais pequenos em casa relaxem, este tipo de música não o vai ajudar. Em vez disso, você deve apostar em músicas que promovam um estado de relaxamento e clareza mental, ao mesmo tempo que reduzem a tensão e a inquietação. Nestes casos, a música New Age, os temas instrumentais ou os sons da natureza costumam ser muito eficazes.
  2. Deve ter um andamento lento. A música tem o poder de acompanhar os batimentos cardíacos e respiratórios, ao mesmo tempo que influencia a pressão arterial. Basicamente, isso ocorre porque atua diretamente no sistema nervoso autônomo, promovendo um estado de relaxamento ou estimulação. Portanto, ao buscar um tema musical relaxante, o ideal é que ele tenha um andamento lento e suave que promova um estado de tranquilidade em todo o corpo.
  3. Não deve ter letras, de preferência. Existem canções com letras que têm um enorme poder relaxante nas crianças, mas isso não é o normal. Nestes casos, o ideal é que a música não tenha letra, pois assim evita-se que as crianças se distraiam com o que o cantor expressa e se desconectem das sensações transmitidas pela música. Para evitar que a mente da criança divague e para ajudá-la a concentrar sua atenção, opte por temas instrumentais ou sons da natureza.

5 faixas de música do YouTube para acalmar crianças hiperativas

Para fazer da música sua aliada e ajudar as crianças a se acalmarem, você não precisa ter uma coleção infinita de discos em casa. No YouTube você pode encontrar muitos temas relaxantes especialmente concebidos para acalmar as crianças, ajudá-las a focar sua atenção e focar em suas emoções. Para facilitar o seu trabalho, no Palco Infantil selecionamos alguns tópicos que podem ser de grande ajuda.

8 horas de música para hiperatividade

https://youtu.be/yPGK_-A3KLE

Começar a manhã com essa música de fundo e ouvi-la enquanto brinca ou participa das atividades diárias pode ajudar as crianças a reduzir a hiperatividade e a inquietação. É um tema especialmente criado para ajudar as pessoas com hiperatividade que se distingue pelo seu ritmo suave e pela utilização de sons muito relaxantes que irão, sem dúvida, ajudar as crianças a concentrar-se melhor e a acalmar o seu humor.

6 horas de música relaxante com sons da natureza para crianças com hiperatividade

Se procura um tema musical que acalme os mais pequenos em casa e os ajude a libertar todas as tensões contidas, esta música com sons da natureza é uma excelente opção. É um tema com um andamento suave e harmonioso que ajuda as crianças a se acalmarem e focarem no que realmente estão vivenciando no momento presente, enquanto as convida a imaginar os lugares naturais que são recriados no tema.

3 horas de música para colocar crianças hiperativas para dormir

Esta seleção musical com toques clássicos de piano e sons da natureza é uma excelente aposta para ajudar as crianças a relaxar as tensões, aliviar o estresse e reduzir a ansiedade na hora de dormir. Tem um ritmo lento que acalma os sentidos e ajuda as crianças a limpar a mente e dormir melhor. Sem dúvida, assim que seu filho a ouvir, ela se tornará sua canção de ninar favorita.

3 horas de música relaxante com imagens do fundo do mar para acalmar crianças hiperativas

Esteja o seu filho brincando na sala de estar ou fazendo a lição de casa no quarto, este tema musical ajudará a acalmar seu humor, reduzir a tensão e se concentrar melhor. Ao contrário de outros temas musicais, inclui imagens do fundo do mar que realçam o efeito da música e ajudam as crianças a relaxar com mais facilidade. Também pode ser um bom recurso para ajudá-lo a adormecer.

2 horas de música relaxante para ajudar crianças hiperativas a dormir

É um tema musical que combina música instrumental com acordes das tradicionais canções de ninar para adormecer as crianças. Com um andamento suave e lento, a música tem um som praticamente invariável e muito harmônico que vai cativar de imediato a atenção dos mais pequenos. Sem dúvida, uma excelente opção para ajudar as crianças a acalmar, relaxar tensões e adormecer mais rapidamente.