o que é Hiperatividade?

O que é Hiperatividade? A hiperatividade pode ser considerada como um estado excessivo de energia, podendo ser motora ou mental. Se algum órgão ou glândula do nosso corpo estiver trabalhando em demasia, dizemos que ele está hiperativo. Hiperatividade também é sinônimo de aumento ou excesso de atividade; comportamento hipercinético.

O sintoma “hiperatividade” por si só, pouco diz ao especialista, uma vez que sendo um sintoma inespecífico, pode ocorrer em múltiplas situações do dia a dia das crianças, sem causar qualquer espécie de problema. Entretanto, não raro, a hiperatividade pode ser de difícil avaliação quanto ao grau de comprometimento, especialmente em crianças mais novas, sendo necessário uma demanda de avaliação cuidadosa sobre a hiperatividade e seu modus operandi em todos os contextos da vida da criança, bem como a observação do grau de sofrimento e prejuízo decorrentes do comportamento com relação à criança, à família e à qualidade de vida do sistema em que ela está inserida como um todo.

Veja ainda: Stress infantil.

Em geral, a criança hiperativa é desatenta, não possui um bom desempenho na escola e tende a ter problemas com a leitura e outras tarefas. Frequentemente esse transtorno pode ser acompanhado de outros atrasos no desenvolvimento, como dificuldade na fala e falta de habilidade (dispraxia). Em presença de comprometimento em múltiplos setores e presença de sofrimento e prejuízos, a hiperatividade será classificada como patológica.

Todo esse comportamento excessivo, quase sempre é acompanhado de uma dificuldade de concentração e manutenção do foco para prestar atenção nas aulas, realizar as tarefas, ler, fazer os deveres de casa e até para brincar de forma calma e segura com os colegas.

Recomendamos também: As mudanças de gerações ao longo da história.

A fala é excessiva, podendo ser desorganizada pela “pressa para falar”, e por vezes é muito acelerada, com eventual estado de gagueira. A dificuldade em permanecer quieto em casa, na escola, no parque ou em qualquer ambiente é um sintoma clássico. A hiperatividade pode acabar se manifestando em qualquer idade e sexo.