Todas as músicas são benéficas para as crianças?

Todas as músicas não são iguais. Para atingir um estado de relaxamento que atue ao nível do sistema nervoso autônomo, por exemplo, o ideal é entre 60-80 BPM. O tempo, ou a velocidade com que a música toca, é geralmente medido no número de batidas por minuto (BPM).

Dado que a frequência cardíaca normal em repouso varia entre 60 e 100 BPM, o ideal é que a música seja um pouco mais baixa, pois acredita-se que nosso corpo possa sincronizar com ela. Para se ter uma ideia, gêneros como o techno têm um andamento entre 120 e 140 BPM.

Além disso, os pesquisadores também compararam diferentes obras clássicas e seus efeitos nas crianças. Suas descobertas indicam que toda música clássica não oferece os mesmos benefícios.

Depois de analisar peças de Mozart, Bach, Chopin e 55 outros compositores, eles descobriram que apenas a música de Mozart e Bach tinha um alto grau de periodicidade de longo prazo, especialmente na faixa de 10 a 60 segundos.

A periodicidade consiste em formas de onda que se repetem regularmente, mas espaçadas. Portanto, eles concluíram que “música com um alto grau de periodicidade de longo prazo, seja por Mozart ou outros compositores, pode ressoar dentro do cérebro para diminuir sua atividade e melhorar o desempenho espaço-temporal . 

No entanto, de um modo geral, expor as crianças a diferentes compositores e gêneros musicais pode ampliar seu interesse pela música. Embora se o objetivo dos pais seja estimular suas funções cognitivas, o ideal é introduzir a criança ao ensino de música desde cedo, sempre de forma lúdica.

Nesse sentido, os melhores instrumentos são o piano, a flauta ou o violino, pois melhoram a habilidade das crianças em detectar erros e corrigi-los rapidamente, além de promover agilidade mental, memória e autodisciplina.

Estes são os temas da música clássica que podem ser mais benéficos para o desenvolvimento infantil, apoiados pela ciência:

Sonata para Dois Pianos, K. 448 de Mozart

Concerto para piano de Mozart nº 23

Acroyali / Standing In Motion de Yanni