A Linguagem Escrita na Educação Infantil

A Linguagem Escrita na Educação Infantil: A Educação Infantil se dá com o início da vida escolar, mas o contato da criança com o mundo letrado começa muito antes da entrada no jardim de infância.

Ao observar a mãe escrever a lista de compras, a criança constrói a ideia de que uma das ações sociais da linguagem escrita é garantir a memória. Ao observar o pai digitar uma mensagem no telefone celular, ela percebe que a escrita é importante para a comunicação. Se a avó segue a receita para fazer um bolo de chocolate, ela associa o uso da escrita à transmissão de ensinamentos.

Nessa estrutura de sociedade em que a escrita é tão valorizada, o contato das crianças com a cultura letrada acontece de forma cada vez mais precoce.

O papel central que a linguagem escrita ganhou na nossa sociedade influencia a ótica das crianças com relação a realidade, mesmo antes de ingressarem na vida escolar e no processo de alfabetização por si próprio.

Por conta do fato de que vivemos em uma cultura letrada, a alfabetização passa a ser um processo que deve se iniciar antes mesmo da etapa escolar, explorando a curiosidade que as crianças têm em relação à língua escrita nas primeiras fases da infância.

A criança deve se desenvolver no letramento, mas não iniciar a aprendizagem de conceitos sobre a língua escrita. O que são as letras, o que elas significam, por que representam sons e como os adultos as transformam em palavras, deve ser estimulado assim que a curiosidade começar a ser aguçada. Não é preciso esperar os 6 ou 7 anos e assim interromper a introdução à alfabetização da criança.


KIT SÓ ESCOLA INFANTIL

O KIT SÓ ESCOLA INFANTIL foi desenvolvido por especialistas da área. Engloba um material super lúdico e atualizado, promovendo assim um aprendizado divertido para as crianças.

São centenas de atividades educativas, lúdicas e atualizadas para crianças de 2 a 6 anos.