Propostas Pedagógicas de Emilia Ferreiro

Propostas Pedagógicas de Emilia Ferreiro: Nascida na Argentina, Emilia destacou-se pela revolução da alfabetização. Sua estratégia de ensino contempla novos métodos de aprender a ler e a escrever. Nesse aspecto revolucionário, conseguiu revolucionar as normas governamentais, exercendo sua influência nos Parâmetros Curriculares Nacionais.

Como psicolinguista, escreveu vários livros, sendo o chamado ‘As Obras de Emilia – Psicogênese da Língua Escrita’, um dos mais conhecidos pelo fato de revelar os processos de aprendizados das crianças.

Emilia propôs uma revolução nos métodos pedagógicos de leitura e escrita!

O ensino brasileiro vê Emilia como uma referência de um movimento construtivista, inspirado em Piaget. Seus estudos são marcados pela aquisição e o processo de elaboração do conhecimento, ou seja, como a criança aprende.

O foco principal é o processo cognitivo da criança mediante a leitura e escrita!

Em sua metodologia pedagógica, a criança é um ser ativo no processo de ensino-aprendizagem, pois é capaz de construir seu próprio conhecimento. O foco agora não é a escola em si, mas o próprio aluno (ser aprendiz).

O processo de aprendizagem é permeado por erros e acertos. Os erros também são visto como aprendizado, pois é errando, também, que o aluno tem a oportunidade de rever o que aprendeu antes e esforçar-se para aprender mais.

Tudo o que é aprendido, não significa que é igual ao que foi ensinado!

O ato de ler e escrever é analisado por Emilia, com base na percepção (sons e sinais) e da motricidade (coordenação e orientação espacial).

É interessante que a criança saiba desenhar as letras. A alfabetização e a escrita acontecem de forma conjunta. O fator social do escrever se faz presente neste momento. A classe social da criança, não faz ela diferente dos demais no processo de alfabetização. O que faz diferença é o acesso aos livros desde a infância para o aprendizado.

As cartilhas escolares desaparecem. A sala de aula agora é um ambiente estimulador.

Emilia valoriza o uso de textos atuais, assim como os livros, jornais e também revistas!

Desse modo, Emilia ficou conhecida no Brasil inteiro. No estado do Rio Grande do Sul, por exemplo, a Secretaria Estadual de Educação criou um laboratório de Alfabetização. A inspiração para isto acontecer, foi a própria Emilia. O Ministério da Educação, regulamenta-se também pelo construtivismo.