Distúrbios na educação e a dislexia

Distúrbios na educação e a dislexia: Um dos detalhes que não deve passar despercebido durante o período educacional é a heterogeneidade do processo de aprendizagem e a variação quanto à recepção do estudante ao conteúdo proposto na escola.

Se por um lado podemos presenciar quem aprenda de maneira rápida e completa, por outro, temos casos de alunos que demoram um pouco mais para assimilar as informações.

Essa dificuldade de aprendizagem pode ser confundida com algumas situações, como por exemplo: explicação pouco didática do educador, algum ruído que atrapalhe o rendimento da criança ou dificuldade de absorver as informações. No entanto, na maioria dos casos a resposta é simples. São os distúrbios de aprendizagem.

Situações como hiperatividade, déficit de atenção, discalculia, disgrafia e dislexia configuram como os principais distúrbios que influenciam a aprendizagem de uma criança e requer tratamento.

A dislexia é um transtorno linguístico, que dificulta a aprendizagem na leitura e escrita da criança. O educador deve estar atento quanto aos sinais apresentados pelo corpo discente em sala de aula, pois a dislexia pode ser facilmente confundida com uma criança preguiçosa, bagunceira ou desinteressada.

Assim que o professor desconfiar de tal déficit, deverá imediatamente solicitar auxílio da coordenação escolar, pois necessitará de um auxílio técnico especializado, já que quanto mais cedo a dificuldade for diagnosticada, melhor será a aprendizagem da criança.

Embora o problema ainda não possua uma cura específica, é possível ser amenizada desde que a devida atenção seja dada.

Veja ainda: Distúrbios alimentares na infância.

Diversos recursos podem ser utilizados para o auxílio da criança disléxica, desde a observação dos movimentos que sua mão faz ao escrever, até a gravação e audição das aulas.

É necessário que juntamente com a equipe escolar, a família esteja presente e apoie no tratamento contínuo da dislexia.