Prepare as crianças para aprender a escrever

Prepare as crianças para aprender a escrever – Apesar dos avanços tecnológicos, a escrita ainda é um dos aprendizados básicos e essenciais. No nível social e cultural, a escrita legível continua sendo valorizada não apenas como uma transcrição da linguagem falada, mas como um meio de expressar experiências, sentimentos, pensamentos? e como veículo de comunicação e intercâmbio com outras pessoas. Portanto, é essencial que a criança queira aprender a escrever e esteja preparada para isso.

Como ajudar a criança a aprender a escrever

Pode ser que, para o adulto, os traços sejam apenas o resultado do lápis deslizar sobre um papel, mas para a criança não é apenas uma imagem visual, é uma experiência inteira carregada de emoção. É verdade que aprender a escrever envolve a reprodução de um modelo, mas primeiro é necessário dominar o corpo e seus movimentos, espaço e tempo e ter um certo hábito de atenção. Dito isto, parece muito sério, mas não é tão complicado.

Rastejando por um túnel, correndo, pulando, andando de triciclo, subindo e descendo escadas, pulando no escorregador, balançando nos balanços, movendo-se em um poço de bola, nadando? Estimulará seu tônus ​​muscular e o ajudará a controlar sua postura.

Colocar pequenos objetos em uma panela, modelar argila para modelar , rasgar, dobrar ou dobrar papel, virar as páginas das histórias, cortar com tesouras, manusear talheres, abotoar os sapatos, ajudará você a ganhar força nas mãos e a desenvolver aderência. dos seus dedos.

Veja também: A Importância do Aprendizado Lúdico.

Truques para facilitar o aprendizado da escrita

Os pais podem ajudar a criança a controlar seu corpo e, portanto, prepará-los para escrever com uma série de exercícios: se locomover, experimentar? as noções de cima para baixo, de frente para trás, de um lado para o outro (esquerda-direita), de dentro para fora ao redor, separadas juntas e no início do meio, através de ordens simples ou de circuitos divertidos.

As crianças também podem brincar de petanca, tentar fazer aros no espeto, jogar pedras em um barco, seguir o caminho de um objeto à luz de uma lanterna, reproduzir estruturas espaciais com jogos de construção, brinquedos ou elementos de brinquedos. natureza (por exemplo, fazer serrilhas intercalando pedras e conchas), montar quebra-cabeças? Ajudará você a reconhecer posteriormente a direção, organização e situação específica das várias linhas e a conhecer o começo, a ordem e o fim de uma sucessão de movimentos.

Veja mais: Truques para a criança aprender a escrever

E sem perceber, os traços aparecerão espontaneamente, simplesmente porque proporcionam uma sensação agradável. Não se trata de ensiná-los a escrever a todo custo, mas de colocar a criança em condições ideais para enfrentar essa complexa tarefa de aprenda a ler e escrever com sucesso.


Adaptado do espanhol. (Encontrou erros? deixe nos comentários que será arrumado). “Prepare as crianças para aprender a escrever”