Por que a poesia facilita o aprendizado da leitura?

Por que a poesia facilita o aprendizado da leitura? No início da leitura, que às vezes é difícil, a poesia ajuda as crianças a perceberem que também podem se divertir e se empolgar com as palavras. Não hesite em ler poemas para seu filho, porque esses textos curtos vão permitir que ele descubra toda a riqueza e liberdade de nossa linguagem.

Os primeiros poemas

No berçário, em casa e, posteriormente, durante o ciclo da Educação Infantil, a criança aprende um repertório de pequenos poemas: cantigas, coros ou jogos de ritmo. Nessa idade, ele gosta de repetição. É também a idade das músicas … incluindo aquelas que se repetem foneticamente e cujo significado – se houver – não é compreendido até muitos anos depois. Mais tarde, com o aprendizado da leitura, surgem jogos com palavras e sons. Então, o humor e o senso lúdico dominam: é uma boa maneira de dramatizar o mundo da escrita.

O gosto pelas palavras

Quando a criança aprende a ler, enfrenta o “mundo dos adultos”. É um formidável rito de passagem. Para acompanhá-lo, jogos em todo o idioma são ferramentes que devem ser usadas. Elas ajudam a recuperar o poder sobre as palavras, não apenas para lê-las e escrevê-las, mas também para modificá-las, inventar novas, observá-las à distância e rir delas. 

Quanto mais velhos ficam, menos poesia eles lêem

“A poesia é linda, enche a vida de cores”, diz Marion, 7, uma aluna da 2ª série. Mas, curiosamente, quanto mais velhos ficam, menos poesia eles leem. Por que você os intimida? É verdade que um poema não é contado como uma história. Tem uma ressonância mais íntima. E fora da escola, poucos textos curtos são lidos com valor estético e deixam sua marca.

Veja ainda: Como preparar a criança para aprender a ler

Poesia, também em casa!

No entanto, quando uma criança lê um poema, estamos convidando-a a mergulhar no idioma mais rico e livre. 

  • Não hesite: leia poemas em voz alta para seu pequeno, assim como você lê histórias e contos.
  • Incentive-o a desenhar o que o poema o inspira.
  • Converse com a criança sobre o que o texto sugere. Assim que o texto é simples e sugestivo, o sucesso é garantido e a criança encontrará no poema um reflexo inesperado de si mesma e do mundo.