Como preparar a criança para aprender a ler

Como preparar a criança para aprender a ler. A leitura é o melhor exemplo que podemos transmitir aos nossos filhos.

Expandir seu vocabulário, explicar o significado das palavras, corrigir erros e fazer nosso filho descobrir o prazer que os livros trazem o ajudarão em seu futuro aprendizado da leitura.

Ajudar nosso filho a dominar o idioma é uma maneira de prepará-lo, pouco a pouco, para aprender a ler. Corrija-o quando ele pronunciar incorretamente (você não deve deixá-lo “falar como um bebê” porque, embora seja muito engraçado, seja desastroso para a aquisição da linguagem), explique as palavras que ele não conhece e participe do enriquecimento de seu vocabulário lendo histórias.

Como comunicar o prazer da leitura

Não vamos esquecer que somos modelos? para nossos filhos: quanto mais gostamos de ler, maior o entusiasmo e o prazer que eles sentem por aprender a ler. As crianças nos imitam até o último detalhe, em boas e más. A leitura é um dos maiores exemplos que podemos transmitir aos nossos filhos.

Confie nos professores

É muito importante deixar a escola atuar e confiar nos professores. Para os professores, o ensino da leitura faz parte de sua profissão, é algo que eles dominam. Se fizermos isso sem estarmos preparados, podemos transmitir maus hábitos à criança e cometer erros.

Só porque sabemos ler não significa que podemos ensinar a ler. A escola precisa do nosso apoio como pais. Ensinar a criança a ler antes do primeiro ano significa negar o que a escola e o professor transmitem, e isso pode colocar a criança entre uma pedra e um lugar duro.