Ideias para estimular a linguagem no bebê de 1 ano de idade

Ideias para estimular a linguagem no bebê de 1 ano de idade – Antes que seu bebê aprenda a falar, você o ouvirá balbuciar e brincar com o som. Para o seu bebê, isso também está falando, mesmo que a conversa não seja entendida. Muitos pais se perguntam quando poderão ouvir as primeiras palavras do bebê, e é um momento maravilhoso para todos!

Para o pequeno, começar a falar significa um grande passo na linguagem e na comunicação, essencial para o desenvolvimento! Marcos críticos da linguagem ocorrem nos primeiros três anos de vida, quando o cérebro da criança se desenvolve muito rapidamente. Durante esse período, o desenvolvimento da fala do bebê depende de suas habilidades de “conversação” , bem como dos estímulos que o ambiente oferece a ele e de sua capacidade de desenvolvimento.

Ideias para estimular a linguagem no bebê de 1 ano de idade

Os bebês entendem o que você diz muito antes de começarem a falar claramente. Muitos bebês que estão aprendendo a dizer uma ou duas palavras a princípio compreendem mais de 25 palavras que lhes são ditas!

Se você deseja estimular a linguagem do seu filho de 1 ano de idade, pode fazê-lo! Abaixo, daremos algumas idéias para você considerar. Dessa forma, seu bebê será estimulado e desejará falar mais cedo do que o esperado.

Veja a linguagem não verbal deles

Talvez o seu bebê levante os braços para lhe dizer que ele quer que você o segure, ele pode apontar para a água ou um brinquedo. Ela também pode esfregar os olhos quando está com sono … Quando ela mostra o que ela quer através da linguagem corporal, porque ela ainda não sabe como explicar em palavras, sorria, faça contato visual e responda em palavras às suas tentativas não verbais de se comunicar com você.

Imite seus sons

Preste atenção à tagarelice do seu bebê e murmure esses mesmos sons diretamente para ele.  Os bebês tentam imitar os sons que seus pais emitem e variam o tom para combinar com o idioma ouvido ao seu redor. Portanto, seja paciente e dê tempo ao seu bebê para conversar com você.

Reação!

Sorria e aplaude até as tentativas mais pequenas ou confusas de falar sobre seu bebê. Os bebês aprendem o poder da fala pelas reações dos adultos ao seu redor. Nesse sentido, sua reação é essencial ao aprendizado deles, e elas devem ser reações positivas!

Pronuncie as palavras corretas

Os bebês gostam de ouvir as vozes de seus pais. Quando os pais conversam com eles, o desenvolvimento da linguagem está acontecendo! Quanto mais você fala com seu bebê usando palavras curtas, simples, mas corretas, maior a probabilidade de ele desenvolver uma linguagem adequada. Por exemplo, como quando você diz “cachorro” e seu bebê diz “ero”, ele continua tentando dizer a palavra certa, porque ouve você dizer.

Converse

Fale sobre o que você está fazendo enquanto o veste, alimenta, limpa a casa, troca a fralda … “vamos entrar na banheira”, “vamos colocar as meias vermelhas” … Dessa forma, seu bebê pode conectar o discurso com os objetos e experiências ao seu redor. Ele aprenderá muito vocabulário graças ao que você diz diariamente.

É isso que você diz?

Mesmo quando você não entender o que seu bebê está dizendo, continue tentando. Repita lentamente o que você acha que ele está dizendo e pergunte se está correto. Continue oferecendo sua atenção amorosa para que seu bebê se sinta recompensado por tentar falar.

Bebê é chefe!

Durante o tempo de jogo, siga a atenção e os interesses do seu filho para demonstrar que a comunicação é um jogo de mão dupla de conversação e audição, direção e acompanhamento. Dessa forma, você pode entender a importância da fala! Permita que seu bebê “comande” a conversa para que ele se sinta um protagonista.

Muita leitura

Os leitores ao longo da vida vêm de crianças pequenas que tiveram muitas experiências divertidas e relaxantes de pais lendo em voz alta para eles todos os dias. Isso ajuda as crianças a se conectarem emocionalmente com os pais e a desenvolver muito vocabulário que as ajudará a começar a conversar.

Texto adaptado do INGLÊS: Encontrou um erro? deixe um comentário que faremos o possível para corrigir o quanto antes.