O que é psicologia?

O que é psicologia? De acordo com a American Psychological Association, psicologia é o estudo dos processos mentais e do comportamento humano, que busca a compreensão do funcionamento da mente e de qual maneira ela pode afetar os nossos sentimentos.

O estudo da psicologia abrange todos os aspectos da experiência, desde as funções do cérebro aos significados das ações, desde o desenvolvimento infantil até o cuidado ao idoso. Nos mais diversos cenários, dos centros de pesquisa científica até os serviços de saúde mental, a “compreensão do comportamento” é a principal função dos psicólogos.

Psicólogos e psiquiatras trabalham juntos em prol da saúde mental das pessoas, mas possuem metodologias distintas. Enquanto psicólogos atuam através de psicoterapia, aliviando sintomas através de mudanças comportamentais, psiquiatras, que são médicos especializados em psiquiatria, focam em prescrições médicas e outras intervenções, gerindo condições de saúde mental.

A psicologia é considerada a ciência que estuda o comportamento humano, sendo tanto uma área de atuação (ciência aplicada) quanto uma área de pesquisa (ciência acadêmica), estudando basicamente o funcionamento da mente humana, ou seja, como os processos cognitivos conscientes e inconscientes influenciam o modo como tomamos decisões e nos comportamos.

Como qualquer disciplina com várias vertentes, a psicologia inclui muitos subcampos de estudo como por exemplo: desenvolvimento humano, esporte, saúde mental, clínica, comportamento social, comunitária, e processos cognitivos.

Os pesquisadores da psicologia têm como objetivo entender e explicar como funcionam os pensamentos, comportamentos e as emoções. Dentre as aplicações práticas da psicologia podemos citar a seleção, recrutamento, ergonomia, tratamento de distúrbios mentais, melhorar a auto-eficácia, dentre muitas outras áreas que se envolvem diretamente com a saúde e o cotidiano das relações humanas.

O texto (Este texto faz parte do E-book sobre Psicologia Infantil).