Lista com Atividades de Produção de Texto

Confira nesta postagem uma lista com várias sugestões de Atividades de Produção de Texto, para trabalhar com seus alunos em sala de aula ou como tarefa para casa.

Uma atividade de suma importância que deve ser aplicada em praticamente todas as disciplinas é a construção de textos por parte dos alunos.

A criação de textos e ilustrações pelos alunos representa uma motivação para o mesmo, além de desenvolver a escrita, a coordenação motora e estabelecer uma ligação entre disciplinas como Geografia, Português e Artes.

Atividades ligadas à produção de textos podem ser colocadas em prática de diversas maneiras. Isso varia de acordo com o conteúdo estudado e a disponibilidade de recursos materiais. A partir desse pressuposto, a seguir algumas dicas para a aplicação da produção de textos:

  • Trabalho de confecção de histórias em quadrinhos. Esse tipo de atividade pode ser realizado em grupo ou individual, o principal é liberar a criatividade para criar histórias, falas, personagens, sempre ligados ao assunto estudado.
  • Criação de narrativas acerca de um determinado tema, essas podem ser reais ou não.
  • Construção de poemas, notícias, anúncios, manchetes de jornais entre outros, todos ligados ao tema da aula.
  • Interpretação de imagens com objetivo de contextualizá-las através de textos.
  • Produção de livro, inserindo figuras, notícias, dados estatísticos e ponto de vista do aluno entre outros.

Lista com Atividades de Produção de Texto

Sugestões para imprimir

Para ampliar, clique na imagem desejada: