A importância da leitura para crianças

A leitura é a chave prodigiosa da informação, da cultura, do mundo da ficção, da fantasia. Conseguir não é tão fácil: está ao alcance de todas as crianças, mas você precisa saber como promovê-las para que elas possam alcançá-lo. 

A importância da leitura em crianças é tal que seus benefícios são refletidos no estudo e na aquisição de conhecimento. 

A colaboração dos pais é necessária para impulsionar o processo de aprendizagem e fazer com que as crianças se aproximem das crianças com prazer, para que, finalmente, aprendam qual é o prazer da leitura.

A importância da leitura para crianças

Há um trabalho de preparação familiar extremamente importante antes que as crianças aprendam a ler e o acompanhamento depois. Embora seja incrível, é recomendável colocar as crianças em contato com a leitura a partir de aproximadamente um ano.

Nesse caso, estamos falando de histórias com imagens grandes e pouco texto, que serão complicadas e expandidas para se adequar ao leitor. Vale a pena “perder tempo” com crianças lendo e contando histórias, porque os efeitos podem ser muito positivos. 

Recomendamos

A curto, médio e longo prazo, a importância da leitura nas crianças é a seguinte: 

1. A leitura enriquece a relação adulto-criança

Nesse relacionamento mágico, livro infantil-adulto, o pai e a mãe ficam encarregados de se maravilhar com o filho e descobrir o mundo surpreendente que ele mantém. Esses momentos de leitura são muito gratificantes, porque também estão envoltos em afetividade. Você pode reservar alguns minutos antes de dormir, para abrir as páginas de um livro e ensinar a seus filhos a magia que ele contém.

2. Familiarize a criança com os textos

– Devemos aproximar os livros da criança, acostumando-nos ao objeto: a criança gosta de imitar os pais.
– Podemos mostrar que os pequenos sinais pretos têm um significado.
– Faça-o experimentar a permanência da palavra escrita. Quando você chega à escola , a leitura parece uma atividade necessária e interessante.

3. Expandir e organizar o universo da criança

As imagens e os textos dos livros e histórias que você lê o ajudarão a:

– Conheça o mundo ao seu redor.
– Conheça a si mesmo.
– Domine o ambiente real. Os textos também antecipam experiências futuras.

4. Desenvolva as habilidades mentais da criança

– Memória . A criança poderá contar a história que foi lida para ele, mesmo que ainda não consiga ler, as imagens o ajudarão a se lembrar da história e a poder contar. 
– Idioma . Através da leitura ouvida, o pequeno expandirá seu vocabulário e aprenderá frases cada vez mais complicadas. Portanto, devemos ler nossos filhos em voz alta, interpretando o texto.
– Capacidade de abstração. A criança estabelece a relação entre os objetos que viu na realidade e sua representação nas lustrações. Consequentemente, passa para um nível de abstração.
– Imaginação. A partir da imagem e do texto, a criança começa a construir sua própria representação, a criar uma realidade em sua mente.