Caderno de Atividades 1 ano

Confira nesta postagem um maravilhoso Caderno de Atividades 1 ano, pronto para imprimir e disponível para download em PDF.

Estado do Paraná – Secretaria Municipal da Educação:

  • Secretária: Lisiane Veeck Sosa
  • Coordenadora: Silvia Helena Monteiro Fernandes
  • Equipe: Alessandra – Jaqueline – Kassyane – Vanessa

Caderno de Atividades 1 ano

A prontidão prepara e motiva a criança para a descoberta da escrita e tem como objeto principal o desenvolvimento de habilidades motoras finas e o domínio progressivo desses movimentos. A didática dessa proposta se apoia em quatro princípios:

1- SENTIDO, FORMA E TAMANHO DOS TRAÇADOS.

  • Sentido – todos os traçados de formas de letras devem ser iniciados com a interação do professor, através de gestos, imitação no ar, no quadro, sempre seguindo as orientações das direções das setas.
  • Forma – todas as formas que são utilizadas para escrever letras são trabalhadas anteriormente e refinadas progressivamente (linhas retas, curvas, sinuosidades, etc).
  • Tamanho – as atividades são desenvolvidas com modelos e limites (pauta) diminuindo progressivamente.

2 – PRECISÃO.

Embora as atividades sejam todas lúdicas elas devem ser realizadas observando os espaços que os alunos deverão aprender a respeitar.

3 – MOTIVAÇÃO.

A motivação se dá pelo interesse natural da criança em rabiscar, desenhar, colorir e aprender o alfabeto. O caráter lúdico reforça essa motivação. O professor deve relacionar as atividades feitas nesse Caderno de Atividades, às situações em que os alunos escrevem e também desenham de maneira a ressaltar a sua utilidade para se comunicar.

Posts Recentes:

4 – PRÁTICA SUPERVISIONADA E ESPAÇADA.

A prática espaçada requer que a criança faça essas atividades sempre, mas um pouco de cada vez. Não basta praticar, é preciso praticar com precisão, daí a importância da supervisão e da correção pelo professor.

__

Para ter acesso ao Caderno de Atividades 1 ano, confira o link a seguir e baixe gratuitamente:

Orientações Importantes:

As atividades motoras se aperfeiçoam com prática intensiva, mas espaçada. Mas não basta repetir, é preciso fazer certo e repetir certo.

Professor, sempre comece demonstrando, fazendo os gestos de costas para os alunos e explicando o movimento verbalmente, o que ajuda na sua retenção, após movimentos no quadro, no pátio, no ar, usando massa de modelar e nas costas, como será o movimento do desenho que aparece neste Caderno de Atividades.

Atenção para a duração e a quantidade das atividades. Elas devem durar de 10 a 15 minutos, tempo suficiente para o aluno entender o que fazer, e fazer bem feito.