Atividades Montessori

Selecionamos nesta postagem diversas ideias e sugestões de atividades educativas para trabalhar o método Montessori.

A educação desde a primeira infância é fundamental, não apenas para estimular o desenvolvimento cognitivo das crianças, mas também para estabelecer as bases dos valores e atitudes que elas desenvolverão ao longo de suas vidas. 

A educadora italiana Maria Montessori percebeu isso e criou um método educacional que capacita as crianças, uma vez que não apenas transmite conhecimento, mas também incentiva sua autonomia, respeitando seu ritmo de desenvolvimento e interesses individuais. Hoje, o método Montessori é aplicado em muitas partes do mundo com excelentes resultados.

Ideias de Atividades Montessori

Os benefícios do método Montessori

uais são as vantagens de educar as crianças com o método Montessori?

1. Estimula as habilidades individuais de cada criança

O método Montessori reconhece que as crianças aprendem de maneiras diferentes, adaptando-se a seus estilos de aprendizagem. Também reconhece que cada criança tem seus próprios interesses e habilidades, por isso lhes dá liberdade para desenvolvê-las. Além disso, garante que cada criança possa aprender em seu próprio ritmo, sem violar seu desenvolvimento.

2. Desenvolver a autonomia e independência da criança

Na sala de aula Montessori, tudo, desde materiais à rotina diária, é organizado para promover a auto-regulação infantil. De fato, esse modelo educacional é estruturado em torno dos princípios de autonomia e independência para formar crianças autoconfiantes, capazes de decidir e com pensamento crítico.

3. Facilita a aprendizagem ativa

O método Montessori prevê que as crianças são protagonistas de sua aprendizagem. Tornam-se buscadores ativos do conhecimento, com liberdade para questionar, investigar e estabelecer conexões, o que desperta sua curiosidade e uma motivação intrínseca para o aprendizado. Os professores são facilitadores da aprendizagem, guias que facilitam o processo de descoberta através de atividades com uma impressão eminentemente prática e concreta.

4. Fortalece a cooperação

Em um ambiente educacional cada vez mais competitivo, que acrescenta grande pressão sobre os alunos, a educação Montessori propõe uma perspectiva diferente: a aprendizagem cooperativa. Os educadores incentivam as crianças a trabalhar com os outros, para que cada aluno possa aprender com o outro em um ambiente de respeito e colaboração. Assim, todas as crianças se sentem apoiadas e aprendem a resolver conflitos interpessoais de maneira pacífica e assertiva.

5. Autodisciplina de poder

As crianças que são educadas com o método Montessori desfrutam de grande liberdade, mas também existem certas regras básicas que garantem a ordem na sala de aula . De fato, quando as crianças terminam uma atividade, elas devem colocar os materiais nos lugares certos e eles são solicitados a manter sua área de trabalho sempre limpa. Dessa forma, os pequenos aprendem a autodisciplina e o autocontrole, duas habilidades essenciais para a vida que mais tarde são reveladas como chaves para o sucesso profissional.

6. Promove a auto-avaliação

Montessori deverá ser a própria criança, como ele aperfeiçoa suas habilidades, adquirir novos conhecimentos e avanços no sistema de ensino, que analisam criticamente o seu trabalho, para que você possa reconhecer, corrigir e aprender com seus erros. Assim, ao invés de desenvolver o medo de erros que engendram o sistema educacional tradicional, isso os transforma em oportunidades de aprendizagem, ao mesmo tempo em que estimulam uma atitude autocrítica que os motivará a continuar explorando.

7. Liberte a criatividade

“A primeira tarefa da educação é sacudir a vida, mas deixá-la livre para se desenvolver”,disse Maria Montessori. Seu estilo educacional propõe criar um ambiente rico de estímulos e dar liberdade às crianças, para que elas possam dar rédea solta à sua criatividade. Por não terem medo de erros e de estimular a descoberta, as crianças que aprendem com esse método educacional desenvolvem mais sua imaginação e criatividade.

Atividades Montessori: A caixa sensorial

A caixa sensorial Montessori: aprendendo com os sentidos
A caixa sensorial Montessori: aprendendo com os sentidos

Como fazer uma caixa sensorial em casa? Fazer uma caixa sensorial em casa é muito simples. Depois de ter o recipiente, você deve escolher um elemento básico que cobrirá a maior parte da caixa. 

Pode ser água, areia, arroz, sementes, pérolas, pequenas bolas, espuma, as opções são infinitas. Então, você deve escolher os objetos que você irá incluir na caixa. Neste caso, você também pode escolher qualquer tipo de objeto, desde itens de cozinha, como colheres, medidores ou funis, até elementos naturais como folhas, sementes, hastes e flores.

Se você for fazer uma caixa sensorial com um tema particular, o ideal é que você use objetos diferentes. Por exemplo, se é um pequeno mundo marinho, você pode preencher o recipiente de água e adicionar peixes plásticos coloridos, pedras, alguma areia e algumas algas marinhas.

Veja mais em: A caixa sensorial Montessori.