Um professor trabalha para a eternidade

Um professor trabalha para a eternidade – Ensinar é, em muitas ocasiões, uma tarefa maltratada e mal reconhecida, quando seu desenvolvimento tem um valor incalculável. Como exemplo, todos podemos dar a esse professor que lembramos com um carinho especial: pelo que ele nos ensinou, pelo que aprendemos.

Ser professor é uma profissão de grande responsabilidade, pois sua tarefa é inestimável. Portanto, eles precisam ter um bom treinamento inicial e serem atualizados constantemente. Não basta transmitir conhecimento , eles precisam mediar entre ele e o aluno, promover valores e, ao mesmo tempo, ser especialistas em uma infinidade de coisas: novas tecnologias, gerenciamento de recursos, avaliação, inteligências emocionais etc.

Um bom professor se preocupa com cada um de seus alunos, dá uma educação inclusiva, tem empatia e se concentra mais na aprendizagem do que no ensino . Falamos sobre uma educação abrangente do aluno, onde ele é ensinado a funcionar pela vida que o espera.

O papel do professor e a importância da colaboração

Com os novos desafios educacionais, o papel do professor muda; Não é mais um mero transmissor de conhecimento, mas se torna o guia do processo de ensino / aprendizagem .

A coordenação entre professores assume um papel importante aqui: oferece possibilidades de aprendizado entre os profissionais, os conflitos são compartilhados e o estresse e o excesso de trabalho são reduzidos .

Trabalhando em equipe, você aprende com as experiências dos outros, de diferentes pontos de vista e troca maneiras diferentes de agir. Ajudar e colaborar aumenta a motivação e o desejo de realizar atividades e projetos com outros professores que formam uma equipe.

Tudo isso melhora a gestão do conhecimento, permite que os alunos melhorem sua atenção e saibam o que fazer em outras disciplinas para conectá-la à sua.

“Educar a mente sem educar o coração não é educação.”

-Aristotle-

Muito mais do que ensinar

Todo professor trabalha com conhecimento e com indivíduos. E não é apenas o especialista no assunto ou alguém que sabe ouvir e amar seus alunos, ou a mistura entre isso, é também alguém que gosta de fazer o que faz e com quem faz, alguém que tem seus próprios objetivos a cumprir .

Como cita Aristóteles , não basta transmitir conhecimento, você pode amar e ensinar seus alunos ao mesmo tempo sem ter que negligenciar nenhuma das duas partes.

Para ensinar uma matéria, o único importante não é dominar seu conteúdo, pois também é necessário entender o conteúdo que está sendo ensinado . Ao mesmo tempo, existem outros aspectos importantes, como definir funções, definir responsabilidades, discutir e negociar sistemas de trabalho e avaliação. Calcule valores, incentive a criatividade, o pensamento crítico e incentive a cooperação, porque não é apenas importante ensinar quanto dois mais dois ou o nome e o canal dos rios da Espanha.

«É possível que muitas pessoas pensem que ser professor não é algo socialmente relevante, porque nossa sociedade valoriza apenas poder e dinheiro; mas tenho o desafio de conhecer e a paixão por comunicá-lo. Sinto-me herdeiro de trinta séculos de cultura e responsável por meus alunos assimilarem nossas melhores realizações e extrair conseqüências de nossas piores falhas.

-JM Esteve-

Ensine com paixão

Um professor que realiza seu trabalho com paixão , gera um relacionamento com o aluno que vai além da sala de aula, cria um relacionamento mútuo de ajuda e admiração. Um trabalho para o aluno aprender e superar, não apenas para o aluno terminar o curso com uma determinada nota.

O trabalho de ensinar tem a ver com deixar uma marca na vida de alguém para sempre e a força de um professor é muito transformadora se alguém acredita no que está sendo feito. Os professores têm o poder de transformar a sociedade .

Professores que usam novas metodologias com as quais os alunos aprendem de maneira ativa , o aprendizado colaborativo é incentivado, trabalhando na criatividade e na descoberta. Ele está comprometido em alcançar um desenvolvimento eficaz das habilidades necessárias para que os alunos possam funcionar na sociedade em que vivemos.

Pessoas apaixonadas pelo ensino, pessoas motivadas e atualizadas para realizar seu trabalho da melhor maneira possível. Pessoas que agradecem por serem professores, pessoas que gostam de trabalhar com pessoas.