Problemas de Divisão e Multiplicação para imprimir

Excelentes sugestões de Problemas de Divisão e Multiplicação para imprimir e aplicar em seus alunos das series iniciais em sala de aula ou como tarefa para casa.

Atividades educativas prontas para trabalhar raciocínio com a turma.

Divisão e Multiplicação

  • Divisão:

divisão é uma das quatro operações fundamentais da aritmética. Consiste em dividir dois números, o dividendo e o divisor, que produz dois resultados chamados de quociente e resto.

Seu símbolo é o “÷”. No entanto pode variar, por exemplo, no teclado do computador o símbolo adotado é a barra “/”, em outros casos, “:”.

A divisão é o ato de dividir em partes iguais para todos. O número que está sendo dividido em partes iguais é chamado de dividendo; o número que indica em quantas vezes vamos dividir é chamado de divisor; o resultado é chamado de quociente; o que sobra é chamado de resto.

Exemplos: 15 ÷ 2 = 7 (sobra 1, portanto tem-se resto 1).

  • Multiplicação:

Multiplicação é uma das quatro operações básicas da aritmética. Consiste em uma adição sucessivas de um mesmo número produzindo um resultado que chamamos de produto.

O símbolo da multiplicação pode variar, no entanto tem o mesmo sentido: *x ou . (ponto).

São formas de representar a multiplicação e você pode encontrá-las por aí. Dessa forma, quando encontrar uma representação da multiplicação assim já sabe do que se trata.

Na matemática, muitas vezes utiliza-se o x para representar a multiplicação, mas, para não confundir com uma variável, é frequentemente substituído pelo (.) ponto.

Numa operação utilizando a multiplicação, o multiplicador e o multiplicando são chamados de fatores, e o resultado é o produto resultante da multiplicação.

Exemplos: 10 x 2 = 20 ou 40 x 3 = 120 ou 2 . 1 = 2

_____

Problemas de Divisão e Multiplicação para imprimir