Alunos que sabem ler sem entender

Alunos que sabem ler sem entender – A compreensão da leitura é essencial para o desenvolvimento integral.

Até algumas décadas atrás, saber ler era um privilégio, já que nossos avós e bisavós tinham que começar a trabalhar em tenra idade para comer. Ir à escola não era uma prioridade e havia muitas pessoas que não sabiam ler nem escrever. Nossos pais, os avós dos nossos filhos, eles sabem ler, alguns sabem escrever, os mais velhos não sabem escrever, mas sabem ler … O analfabetismo era uma regra geral devido às circunstâncias da vida do passado.

Atualmente, meninos e meninas aprendem a ler, mas há outra deficiência importante que pode causar problemas na vida … eles lêem bem, mas não entendem o que lêem. Sem dúvida, esse é um problema que deve ser resolvido, pois a leitura é boa, mas se você não entende o que está à sua frente, é pouco útil aprender a entender o código escrito.

Termine rapidamente

Quando você leu um livro pela última vez, ansioso por terminar a página e fazer outra coisa? A leitura calma parece estar mudando para uma vida melhor e isso é uma vergonha. Novas tecnologias e o imediatismo de tudo significam que os hábitos de leitura também sofrem.

A leitura está sendo perdida por prazer, por lazer … e isso é visto em crianças. Crianças que aprendem a ler, mas não gostam de ler e que, em muitos casos, não entendem o que estão lendo.

Como motivar uma criança a ler por conta própria?
Como motivar uma criança a ler por conta própria?

Analfabetismo funcional

Já aconteceu a todos que, ao ler, temos que voltar porque não aprendemos o que foi lido porque temos “nossas cabeças em outro lugar”. É por causa da Internet e do imediatismo das coisas que as pessoas, especialmente as mais jovens, não conseguem prestar atenção suficiente à leitura para manter as informações diante delas. Quando isso ocorre, há uma falta de compactação de leitura.

Isso pode ter sérias conseqüências para quem não se concentrar em entender o que está lendo, por exemplo, não saberá seguir instruções, entender um mapa ou sinais de trânsito. A compreensão das informações é essencial para a vida e, se isso não for possível devido ao imediatismo, você encontrará muitos problemas na vida.

Isso facilita a distração da mente, a dificuldade de manter o foco e a imaginação e a criatividade se esgotam para sempre.

Ler é muito mais do que decifrar o código escrito

Ler é muito mais do que decifrar o código escrito. Ler é mais do que dizer em sua mente ou ler em voz alta o que está à sua frente. Ler exige compreensão, compreensão, sentimento … dando o significado correto ao que está sendo lido. Tenha um pensamento crítico sobre as informações recebidas.

Leitura e compreensão são a fonte de todas as informações, é a única coisa que pode nos ajudar a sair da mentira ou da ignorância. Vivemos em uma sociedade onde o pensamento crítico é essencial e onde a leitura é a saída da ignorância, sim, entendendo tudo o que está diante de nós. Vamos tirar proveito de todas as informações disponíveis, em vez de desperdiçá-las por causa do imediatismo.