Sequencia Didática de Matemática Espaço e Forma

Selecionamos nesta postagem uma super Sequencia Didática de Matemática Espaço e Forma para trabalhar com seus alunos em sala de aula.

Habilidades: D2 – Reconhecer aplicações das relações métricas do triângulo retângulo em um problema que envolva figuras planas ou espaciais.

Conteúdo: Relações métricas do triângulo retângulo

Sequencia Didática de Matemática Espaço e Forma

Professor(a),

O objetivo dessa sequência didática é tratar das relações métricas do triângulo retângulo, mais precisamente o teorema de Pitágoras.

Espera-se que o estudante compreenda a demonstração geométrica do Teorema de Pitágoras, e que seja capaz de aplicar esse teorema na resolução de problemas.

Professor(a), propomos que inicie com um bate papo sobre Pitágoras, buscando saber se os alunos sabem quem é e o porque do teorema ter esse nome. Complemente contando um pouco da história. Se achar viável utilize esse breve resumo.

Pitágoras foi um matemático e filósofo grego que viveu por volta de 572 a.C. Nasceu na ilha de Samos, viajou por muitos lugares, como Pérsia e Egito, e de acordo com alguns relatos é possível que tenha sido discípulo de Tales de Mileto. Em Crotona, onde atualmente é a Itália, ele fundou a Escola Pitagórica, que consistia em um centro de estudos de Matemática, Ciências Naturais, Filosofia, etc.

O nome Pitágoras é dado ao teorema por ter sido o primeiro a demonstrá-lo, apesar de os babilônios e os egípcios já o utilizarem em construções e em medições de terras. Esse teorema estabelece uma relação entre os catetos e a hipotenusa do triângulo retângulo.