ABNT para trabalhos escolares

A pesquisa é uma ferramenta importante na construção dos saber do aluno. E cabe ao professor aplicar essa ferramenta de forma sábia orientando o aluno na busca de informações disponibilizando referências bibliográficas, auxiliando na construção do texto e conscientizando o aluno que trabalho não é uma mera cópia, mas sim uma síntese de todas as informações obtidas durante a pesquisa.

A pesquisa usada como trabalho no ensino médio deve além de exigir textos bem construídos e relacionados ao tema proposto, devem estar formatados de maneira que facilitem a leitura e correção do professor, por isso devem seguir as normas da ABNT (Associação Brasileira de Normas e Técnicas).

A ABNT criou a norma NBR – 1287 que estabelece os princípios gerais para apresentação de projetos de pesquisa. Por se tratar de um trabalho de ensino médio, apenas alguns elementos que fazem parte da apresentação de uma pesquisa são cobrados como, capa, folha de rosto, sumário, introdução, e bibliografia. É importante a cobrança por parte dos professores dessas normas em trabalhos escolares, pois assim o aluno conhecerá métodos de pesquisa e elaboração científicas que serão exigidas no ensino superior.

Veja agora quais são os elementos e a formatação estabelecidas pela ABNT:

Elementos pré-textuais

Capa

Apresenta as informações transcritas na seguinte ordem:
a) nome da entidade para a qual deve ser submetido, quando solicitado;
b) nome(s) do(s) autor(es);
c) título;
d) subtítulo (se houver, deve ser evidenciada a sua subordinação ao título, precedido de dois-pontos (:), ou distinguido tipograficamente);
e) local (cidade) da entidade, onde deve ser apresentado;
f) ano de depósito (entrega).

Folha de rosto

Apresenta as informações transcritas na seguinte ordem:
a) nome(s) do(s) autor(es);
b) título;
c) subtítulo (se houver, deve ser evidenciada a sua subordinação ao título, precedido de dois-pontos (:), ou distinguido tipograficamente);
d) tipo de projeto de pesquisa e nome da entidade a que deve ser submetido;
e) local (cidade) da entidade onde deve ser apresentado;
f) ano de depósito (entrega).

Sumário

Enumeração das divisões, seções e outras partes da publicação.

Elementos textuais

Os elementos textuais devem ser constituídos de uma parte introdutória, na qual devem ser expostos o tema do projeto, o problema a ser abordado, a(s) hipótese(s), quando couber(em), bem como o(s) objetivo(s) a ser(em) atingido(s) e a(s) justificativa(s). É necessário que sejam indicados o referencial teórico que o embasa, a metodologia a ser utilizada, assim como os recursos e o cronograma necessários à sua consecução.

Elementos pós-textuais

Referências

São as informações indispensáveis à identificação do documento utilizados para a elaboração da pesquisa.

Formatação

Os textos devem ser apresentados em papel branco, formato A4 (21 cm x 29,7 cm), digitados ou datilografados no verso das folhas, impressos em cor preta, podendo utilizar outras cores somente para as ilustrações. Recomenda-se, para digitação, a utilização de fonte tamanho 12 para todo o texto. No caso de citações de mais de três linhas, deve-se observar, também, um recuo de 4 cm da margem esquerda. As folhas devem apresentar margem esquerda e superior de 3 cm; direita e inferior de 2 cm. Todo o texto deve ser digitado ou datilografado com espaço 1,5 entrelinhas. Na folha de rosto, o tipo de projeto de pesquisa e o nome da entidade a que é submetido devem ser alinhados do meio da mancha para a margem direita.