4 Atividades para trabalhar lateralidade

Selecionamos nesta postagem 4 Atividades para trabalhar lateralidade em alunos das series iniciais na escola.

Lateralidade é a predisposição à utilização preferencial de um dos lados do corpo, em três níveis: mão, olho e pé. Segundo Le Boulch, a preferencia pela utilização de um dos lados do corpo ocorre em razão da dominância de um dos hemisférios cerebrais. 

4 Atividades para trabalhar lateralidade

Cãozinho FLIP:

Material: humano.
Formação: duplas.
Objetivo: desenvolver a lateralidade.
Desenvolvimento: atividade consiste em montar um círculo com todos os alunos sentados. Um aluno voluntário, de olhos vendados, ficará sentado em uma cadeira no meio deste círculo (este representará o cãozinho FLIP). Abaixo da cadeira deverá conter um objeto que faça barulho ao ser manipulado (um molho de chaves, por exemplo). Ao sinal do professor, determinado aluno do círculo, deverá pegar a chave abaixo da cadeira do cãozinho, de modo a fazer o mínimo de barulho possível. O cãozinho (aluno de olhos vendados), percebendo o movimento, deverá latir para o lado onde o som foi emitido. (direita, esquerda, frente ou atrás). Descobrindo o local do som, a sua posição será trocada, ocupando o lugar de cãozinho o aluno que pegou o objeto. A atividade assim dará a sequência.

Caminho:

Material: pés e mãos de cartolina.
Formação: individual.
Objetivo: desenvolver a lateralidade.
Desenvolvimento: as crianças deverão andar no caminho colocando os pés e as mãos, conforme os desenhos.

Chique – Choque:

Material: Chique Choque e arco.
Formação: fileira.
Objetivo: desenvolver a lateralidade.
Desenvolvimento: o primeiro aluno da fila pega o chique choque com uma das mãos e desloca até o lugar determina saltando como saci-pererê com a perna oposta a da mão que segura o chique choque, deixa o chique choque dentro do arco e volta correndo, toca no próximo aluno da sua fila este sairá correndo pega o chique choque com uma das mãos e volta saltando de saci com a perna oposta da mão com o chique choque e assim sucessivamente.

O cachorro e o osso:

Material: osso e mascara de cachorro.
Formação: círculo.
Objetivo: desenvolver a lateralidade.
Desenvolvimento: as crianças ficarão sentadas em círculo e, no centro a criança em destaque, o “cachorro”, que estará com os olhos vendados, tomando conta do “osso”. Ao sinal da professora, uma criança levanta-se silenciosamente e tenta apanha o osso. O cachorro, ao sentir a presença do colega, começará a latir, apontando a direção de onde vem o ruído que indica a aproximação do colega. Se acertar, a criança da roda volta e assenta e outra criança é apontada para a nova tentativa. Se o cachorro errar a direção, a criança vai prosseguindo até apanhar o osso, volta com ele para o seu lugar e esconde-o, colocando as mãos para trás, no qual será imitado por todos os colegas da roda. A professora retira a venda do cachorro, que irá adivinhar com quem está o osso. Se acertar continuará sendo o cachorro, se errar irá ser substituído pelo colega que conseguiu apanhar o osso.

Veja também: