Projeto Dia da Arvore na escola

Selecionamos nesta postagem diversas ideias e sugestões para o seu Projeto Dia da Arvore na escola para alunos das series iniciais.

Dia da Árvore é comemorado no dia 21 de Setembro.

Esta data foi escolhida por anteceder o início da Primavera no hemisfério sul, que dependendo do ano pode ocorrer entre os dias 22 e 23 de setembro.

Apesar de ainda ser comemorado nos dias de hoje, o Dia da Árvore foi substituído pela Festa Anual das Árvores, instituída pelo decreto federal 55.795 de 24 de Fevereiro de 1965.

Mesmo com esta mudança, o Dia da Árvore, em setembro, ainda é lembrado nas escolas e na mídia.

O objetivo desse dia é conscientizar sobre a importância da preservaçãodas árvores e das florestas, incentivando a proteção do meio ambiente com atitudes que trazem benefícios à natureza.

Estimular a reflexão sobre as consequências do desmatamento e da expansão da poluição também é uma boa forma de comemorar o Dia da Árvore. Lembrando também que as árvores nos proporcionam o oxigênio que respiramos, a sombra que nos refresca e diversos frutos que nos alimentam. Sem esquecer da importância para a manutenção do equilíbrio do nosso ecossistema.

Projeto Dia da Arvore na escola

Projeto Dia da Arvore na escola

Objetivos      

  • Despertar a consciência ecológica.
  • Conscientizar da importância das árvores para a nossa vida.
  • Desenvolver a coordenação motora e a criatividade.
  • Promover a socialização entre as crianças.
  • Estimular a desinibição.

Iniciar a aula apresentando aos alunos um envelope com a gravura de uma árvore.  Propor que as crianças tentem adivinhar qual é  gravura através de dicas (faz parte da natureza, é verde, é de grande importância para o nosso planeta etc).

Roda de conversa.

Dia da Árvore é comemorado em todo o mundo, mas em datas diferentes. No Brasil, é comemorado no dia 21 de setembro, devido à véspera da chegada da primavera, estação responsável pelo grande aparecimento de flores e por simbolizar a continuação da vida. Esse dia está relacionado à cultura indígena, que cultua o respeito e a valorização da árvore, representante direta de nossa imensa riqueza natural.

No dia 21 de março também se comemora o Dia Mundial da Árvore ou Dia Mundial da Floresta. Essa comemoração oficial teve lugar pela primeira vez no estado norte-americano do Nebraska, em 1872.

A árvore é o maior símbolo da natureza. Ela proporciona sombra para o descanso, frutos para nossa alimentação, mantém a umidade do ar, diminui a poluição, forma barreiras contra o vento, impede a erosão, etc. Além disso, as árvores fornecem várias matérias-primas.

Cada região brasileira escolheu uma árvore típica como seu símbolo. A região Norte, a castanheira; a região Nordeste, a carnaúba; a Centro-Oeste, o ipê-amarelo; a Sudeste, o pau-brasil; e a Sul, o pinheiro-do-paraná, também conhecida como araucária.

Devemos valorizar as árvores e contribuir para a manutenção e propagação delas, principalmente em tempos de aquecimento global. (educacao.uol.com.br).

  • Apresentar slides ou gravuras de vário tipos de árvores para que as crianças observem e descrevam  oralmente os detalhes. 
  • Após, apresentar slides ou gravuras de desmatamentos e queimadas. Expor sobre as consequências dessas queimadas e desmatamentos.
  • Explicar às crianças  como se planta uma árvore, em seguida escolher um lugar apropriado e plantar juntamente com elas sementes ou mudas de árvores.
  • Confeccionar uma árvore  usando como carimbo as mãos das crianças.
  • Contar  a história “A árvore que não queria morrer”
  • Incentivar as crianças a dramatizarem a história fazendo uso de dedoches (ver modelo abaixo).
  • Explorar as letras da palavra “ÁRVORE” e incentivar que as crianças façam a tentativa de copiar ou escrever essas letras.
  • Confeccionar para  cada criança  a  máscara de uma árvore e após cantar  canções relacionadas com a árvore  e deixar que elas cantem, dancem, dramatizem as canções fazendo uso de suas máscaras.
  • Distribuir folhas de A4 para que as crianças soltem a imaginação e tentem desenhar as suas próprias árvores.