O Homem e as Tecnologias – Economia e Gasto de Energia

O Homem e as Tecnologias – Economia e Gasto de Energia. Nesta postagem estudamos a respeito da energia. A energia é algo imaterial, mas capaz de desempenhar um trabalho (uma atividade), ao provocar o deslocamento da matéria de um lugar para outro. Os seres vivos, em quaisquer atividades que desempenhem, gastam a energia que adquirem de sua alimentação.

Nós, seres humanos, vivemos em constante luta pela nossa sobrevivência quando trabalhamos a fim de ter condições para conseguir mais alimento. Esse é um ponto de vista biológico, já que além de gastarmos as nossas energias para conseguir alimentos, nós também as gastamos em atividades que causam prazer do ponto de vista social (diversão, entretenimento).

Por essa razão, o homem criou instrumentos que produzem uma economia de suas próprias energias e que também proporcionam conforto. Os meios de transporte, por exemplo, economizam as forças humanas de deslocamento às custas do gasto de outros recursos como a energia dos combustíveis ou as forças de um animal. Também a invenção de ferramentas e utensílios foi importante do ponto de vista de economia de energia, pois o homem utiliza o princípio físico do uso de uma alavanca para diminuir as forças necessárias no desempenho de algum trabalho. O princípio das alavancas nos diz:

O princípio das alavancas é usado em muitas ferramentas de trabalho: alicates, pé-de-cabra, tesouras.

Sendo assim, com o uso de algumas tecnologias o homem minimizou seu gasto energético, porém muitas delas gastam energia de outros recursos provenientes da natureza. A maioria destes recursos energéticos causam grandes impactos ambientais, sendo este o prejuízo trazido pelas tecnologias humanas.

OS TIPOS DE ENERGIA

1 – Energia Hidráulica: energia conquistada a partir da movimentação das águas. Esse tipo de energia depende da ocorrência do ciclo da água, para que a água seja evaporada dos oceanos pelo calor do SOL e volte a escorrer pelos rios após a chuva. O escorrer de águas possui uma força que é utilizada para movimentar a matéria (geralmente rodas d’água) e é a partir desse movimento que a energia da água será transformada em energia elétrica. Essa energia não é proveniente da combustão da matéria, portanto, não libera CO2 na atmosfera. No entanto, sua utilização em larga escala (nas usinas hidroelétricas) causas impactos ambientais como barragens ou desvio dos cursos naturais dos rios, alagamento de áreas verdes para a construção de barragens com perde de espécies vegetais e animais.

2 – Energia Eólica: energia da movimentação de massas de ar. O vento é a movimentação de massas de ar de uma região mais fria para outra região mais quente. O ar aquecido pelo SOL abre espaço para o ar frio e denso se deslocar e ocupar este espaço. O deslocamento de ar possui força capaz de movimentar a matéria (geralmente hélices) e á a parti desse movimento que a energia do vento será transformada em energia elétrica. Essa energia não é proveniente da combustão da matéria, portanto, não libera CO2 na atmosfera. Ela é uma energia limpa em todos os sentidos, pois não provoca nenhum impacto natural. Sua única desvantagem é a dependência de ocorrerem ventos para que possa gerar energia, além do caro custo de sua instalação.

3 – Energia Térmica: energia do calor gerado em uma combustão de um material orgânico. O material orgânico deve origem a partir da fotossíntese das plantas, processo dependente da energia do SOL. A combustão de um material orgânico é a quebra das ligações químicas entre os átomos deste material, com liberação de CO2 e calor. O calor é usado então para gerar movimento de algum objeto a partir do aumento da pressão.

No caso da máquina a vapor, o calor é usado para aquecer a água e formar vapor de alta pressão. A força com que o vapor sai pela chaminé, ao ser liberado, é capaz de impulsionar a máquina para frente e produzir deslocamento.

Por ser uma energia conseguida a partir da combustão de matéria orgânica (combustíveis fósseis, por exemplo), é uma energia altamente poluente do meio ambiente, devido à liberação em grande escala de CO2 para a atmosfera.

____

O Homem e as Tecnologias – Economia e Gasto de Energia

Fique sempre por dentro das nossas postagens e se gostou da postagem “O Homem e as Tecnologias – Economia e Gasto de Energia”, não deixe de compartilhar com seus amigos nas redes sociais e também deixe um comentário aqui em nosso site com sua opinião e sugestões para outras postagens.

Curta e Compartilhe com seus amigos: @SÓ ESCOLA.