Artigos Educacionais

Estrutura interna da Terra e tectonismo


Estrutura interna da Terra e tectonismo – A estrutura interna do planeta é constituída por três camadas, sendo elas: Crosta, Manto e Núcleo.

Calcula-se que o raio da Terra, ou seja, a distância entre o centro e a crosta seja de 6.378 km.

Litosfera é a parte rochosa do planeta, sendo formada pela Crosta e pela camada superior do Manto, chamada de Astenosfera. Possui uma profundidade de 100 a 300 km e é formada por placas que se encaixam como peças de um quebra-cabeça.

Abaixo da Litosfera está o Manto, uma camada pastosa de rocha derretida, conhecida como magma, que se encontra em constante movimento de deslizamento.

Núcleo do planeta é dividido em duas partes sendo o externo líquido e o interno sólido e possuindo em sua constituição os elementos Ferro e Níquel.

Veja ainda: Ciclo da água e mudanças de estado físico.

Tectonismo:

A Litosfera é fragmentada em diversas partes que se encaixam como peças de um quebra-cabeça. Abaixo dela está o manto com magma pastoso em constante movimento. Essa combinação pode gerar a movimentação dos fragmentos da litosfera, chamados de Placas Tectônicas. Essa movimentação provoca vários efeitos na superfície do planeta como o afastamento ou a aproximação das placas entre si com o consequente aumento ou diminuição dos oceanos, surgimento de novas montanhas, terremotos, erupções vulcânicas e tsunamis.

Isso acontece porque quando as placas se afastam entre si, o magma extravasa do interior do planeta, o que caracteriza a ocorrência de uma erupção vulcânica. Quando isso acontece no fundo dos oceanos, após a solidificação deste magma, um novo fragmento rochoso e formado, aumentando a extensão do fundo do oceano e por consequência, aumento a distância entre os continentes. É claro que isso só se torna visível ao longo de anos de movimentação tectônica.

Ao mesmo tempo, alguma parte do planeta está sofrendo com o choque duas placas, que provoca sempre a destruição ou o soerguimento de uma delas. Sendo assim, uma parte do fragmento rochoso da Litosfera está sendo destruído ou uma nova formação montanhosa está surgindo.

A movimentação das placas tectônicas provoca os tremores do solo conhecimentos como terremotos. Se, no entanto, a movimentação ocorre o fundo dos oceanos, as águas serão agitadas e acontecerá um tsunami. Todos estes efeitos produzidos pela movimentação tectônica são sentidos nos pontos em que as placas se encontram, como nas junções das peças do quebra-cabeça.

Estrutura interna da Terra e tectonismo

Estrutura interna da Terra e tectonismo

Fique sempre por dentro das nossas postagens e se gostou da postagem “Estrutura interna da Terra e tectonismo”, não deixe de compartilhar com seus amigos nas redes sociais e também deixe um comentário aqui em nosso site com sua opinião e sugestões para outras postagens.

Curta e Compartilhe com seus amigos: @SÓ ESCOLA.



Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *