A biosfera e o ciclo natural da matéria no planeta

A biosfera e o ciclo natural da matéria no planeta – A biosfera é o conjunto de todos os seres vivos existentes no planeta. Sendo assim, podemos dizer que toda a matéria existente no planeta e que esteja formando um ser vivo é também parte da biosfera.

Desta forma, o carbono, o oxigênio, o nitrogênio e demais átomos que estejam constituindo as proteínas, as gorduras, os órgãos, os músculos e os tecidos dos seres vivos estão temporariamente reunidos na biosfera: a esfera de vida.

Mas o que é a vida? Como dizer que uma determinada concentração de matéria está viva ou morta?

O que faz um ser vivo é o fato de ele retirar do meio ambiente átomos através de sua respiração e alimentação para formar as partes de seu corpo e, também, devolver ao meio ambiente átomos dos quais não irá mais necessitar como a matéria constituída nas fezes e na expiração.

Por essa razão usamos a palavra “temporariamente” quando citamos que a matéria está reunida na biosfera. Isto porque ao mesmo tempo que um átomo de carbono está formando uma célula do corpo de um ser vivo, ele pode ser liberado ao ambiente através da respiração deste ser vivo.

A biosfera e o ciclo natural da matéria no planeta

Percebemos então que a matéria gira entre ser vivo e meio ambiente, e, também, que é o meio ambiente que alimenta, que sustenta a vida, cedendo aos seres vivos toda a matéria que ele precisa para viver.

A atmosfera cede o ar, a hidrosfera dá a água e a litosfera concede minerais para que todas as formas de vida (plantas, aminais, bactérias, fungos, dentre outros) possam respirar, se hidratar e se alimentar.

Estamos, portanto, intimamente ligados ao meio ambiente, vivendo às custas dele, além de o modificarmos através da matéria que devolvemos a ele. Naturalmente existe um equilíbrio entre aquilo que alguns tipos de vida retiram do ambiente e aquilo que outros tipos de vida devolvem a ele. A isso se chama equilibrio natural e um exemplo é o fato de as plantas estarem a todo momento produzindo oxigênio e alimentos, enquanto os animais se alimentam destes alimentos e consomem este oxigênio, devolvendo gás carbônico.

No entanto, o modo de viver humano tem perturbado este equilibrio natural, retirando muitos recursos sem que a natureza dê conta de refazê-los. Além disso, tem gerado também muito lixo, o qual a natureza não consegue desmanchar e reutilizar.

Melhores exemplos dessa perturbação que o homem tem causado podem ser encontrados no link abaixo:

O homem tem colocado em risco o equilibrio natural pelo fato de não compreender que faz parte desse equilíbrio. Entender isso é essencial para que possamos agir de forma consciente e que respeite o tempo e a ordem da natureza.

Entender isso é essencial para que a vida no planeta possa ser garantida e sempre renovada, e nós, seres humanos, temos papel principal nesta história.

________

A biosfera e o ciclo natural da matéria no planeta

Fique sempre por dentro das nossas postagens e se gostou da postagem “A biosfera e o ciclo natural da matéria no planeta”, não deixe de compartilhar com seus amigos nas redes sociais e também deixe um comentário aqui em nosso site com sua opinião e sugestões para outras postagens.

Curta e Compartilhe com seus amigos: @SÓ ESCOLA.