Combustão: mistura de substâncias químicas ou moléculas

Combustão significa queima. Trata-se de uma reação química, ou seja, de uma mistura de substâncias químicas ou moléculas para formar outros tipos de substâncias químicas ou moléculas diferentes das iniciais.

As moléculas iniciais são as que formam o combustível (geralmente uma substância formada por muitos átomos de carbono) e o comburente (sempre será o gás oxigênio que mantem a chama acessa).

Como resultado desta mistura de substâncias iniciais temos a substância resultante: o gás carbônio ou CO2, formado a partir da mistura dos átomos de carbono (C) do combustível com o comburente gás oxigênio (O2).

Combustão: mistura de substâncias químicas ou moléculas
Combustão: mistura de substâncias químicas ou moléculas

Além desta substância química resultante, é formado nesta mistura a energia na forma de luz e calor, produzida através da chama.

Enquanto houver combustível e comburente, a chama se mantem. Quando o combustível acaba a queima termina. É isso que acontece quando a gasolina do carro acaba: a queima que ocorre no motor termina e a energia necessária para movimentar o carro não é produzida.

Quando a chama é abafada, ela também acaba. Neste caso, o que ocorre é que o comburente – gás oxigênio – não está entrando em contato com a chama, deixando-a de mantê-la acessa.

Portanto, para haver queima com produção de energia são necessários dois elementos: o combustível e o comburente, através dos quais é gerado o gás carbônico.

Por ser ligado ao gás oxigênio para gerar gás carbônico é que o combustível da queima é gasto, razão pela qual uma vela acessa diminui de tamanho, a gasolina de um carro em movimento acaba, a lenha desaparece em uma fogueira.

Combustão: mistura de substâncias químicas ou moléculas

Fique sempre por dentro das nossas postagens e se gostou da postagem “Combustão: mistura de substâncias químicas ou moléculas”, não deixe de compartilhar com seus amigos nas redes sociais e também deixe um comentário aqui em nosso site com sua opinião e sugestões para outras postagens.

Curta e Compartilhe com seus amigos: @SÓ ESCOLA.