Exemplos de atuação da pressão atmosférica

Exemplos de atuação da pressão atmosférica – A pressão do ar está envolvida em muitas atividades do dia a dia. Se pararmos para pensar, encontraremos muitos exemplos de sua atuação. Veja bem:

Ao sugar uma bebida colocada em um copo com um canudinho, o ar que estava dentro do espaço do canudo é retirado, criando um ambiente de baixa pressão em relação à pressão externa. A pressão externa então força a superfície do líquido no copo, empurrando-o a ocupar o espaço criado de baixa pressão. A pressão externa faz isso porque ela é maior e como o ar tende a ocupar os espaços de menor pressão, ele irá forçar o líquido a entrar no compartimento com menor concentração de partículas.

Veja também: Saiba mais clicando aqui.

Outro caso relaciona-se com o funcionamento de um conta-gotas. Ao apertarmos a borracha de um conta-gotas, expulsamos o ar de dentro de seu compartimento. Ao imergi-lo no líquido e soltar a borracha, o líquido adentra para o espaço do conta-gotas. Relacionando este fenômeno ao primeiro, você já pode explicá-lo, não é mesmo?

Esse mecanismo de movimentar uma coluna de líquido também se aplica a um volume de ar. Na nossa respiração mesmo a diferença de pressão entre o ambiente interno (nosso pulmão) e o externo (o ar ambiente) faz com que certo volume de ar seja deslocado para dentro do nosso corpo. Isso por que, no nosso pulmão a pressão é menor após uma expiração, de forma que o ar tende a entrar para ocupar o espaço “vazio”. Após uma inspiração, a situação se inverte, de forma que a pressão interna fica maior fazendo com que o ar seja expulso novamente. Mas no mecanismo de respiração ainda conta com o movimento do diafragma e dos músculos existentes entre as costelas, que ajudam na movimentação do ar.

Exemplos de atuação da pressão atmosférica- Fisiologia humana - Ventilação pulmonar

Observando bem, podemos encontrar muitos exemplos como este no cotidiano. Tente fazer uma análise do seu dia a dia, do mecanismo de funcionamento dos objetos e da fisiologia dos seres vivos e encontre mais exemplo que envolve diferença de pressão. Poste-os assim que descobri-los. Sem intenção de pressionar, mas mãos à obra!!!

PRESSÃO ATMOSFÉRICA – EXPERIÊNCIA DE FÍSICA

Exemplos de atuação da pressão atmosférica

Fique sempre por dentro das nossas postagens e se gostou da postagem “Exemplos de atuação da pressão atmosférica”, não deixe de compartilhar com seus amigos nas redes sociais e também deixe um comentário aqui em nosso site com sua opinião e sugestões para outras postagens.

Curta e Compartilhe com seus amigos: @SÓ ESCOLA.