Dia do Motociclista

O Dia do Motociclista ou Dia Nacional do Motociclista é comemorado no Brasil, anualmente, no dia 27 de julho. Esta data tem como objetivo principal celebrar e homenagear todos os motociclistas, seja você o profissional ou por hobbie.

Popularmente chamado de (MOTOQUEIRO), o motociclista pilota motos, e mais do que isso ele vivencia algo conhecido como “Cultura da Motocicleta”. Os motociclistas contam com uma Associação que orienta e organiza reuniões e demais eventos para os apaixonados por motos.

Associação Brasileira de Motociclistas

Os motociclistas estão representados no COTRAN (Conselho Nacional de Trânsito, através da participação da ABRAM (Associação Brasileira de Motociclistas), que conquistou uma cadeira na CTETC (Câmara Temática de Educação para o Trânsito e Cidadania), e devido a isto estão trabalhando a favor de um motociclismo melhor e mais seguro.

Origem do Dia do Motociclista

Origem do Dia do Motociclista
Origem do Dia do Motociclista

Com intuito de homenagear o mecânico da Honda Marcus Bernardi que morreu no dia 27 de Julho de 1974 e por sugestão do proprietário da Concessionária Honda de Sorocaba (Rogério Gonçalves) ao deputado da época Alcides Franciscatto o Dia do Motociclista foi escolhido.

A Associação Brasileira de Motociclistas acabou adotando a mesma data, entre todas as outras, como a oficial da Associação.

27 de julho.

Nossas motos são nossas companheiras. Porque com elas, nós topamos tudo, a toda hora. Uma homenagem ao nosso dia.

Oração do Motociclista

Senhor,

Cada vez que subo numa moto eu sinto a liberdade, e ao mesmo tempo tenho medo de encontrar-Te num desses caminhos perplexos do mundo.

Como sou frágil diante da natureza, e ao mesmo tempo me sinto forte dono de mim quando estou numa motocicleta.

Mas, Senhor, não quero perder minha vida num desses momentos.

Quero que o guidão de minha moto esteja sempre firme em minhas mãos.

Que o capacete que me protege a cabeça seja a segurança de que preciso, e que Tu Senhor seja minha proteção permanente.

Perdoa-me, Pai, se por vezes abuso da liberdade que me deste, e corro alucinado ou me perco nas emoções da velocidade em busca de respostas.

Permita que, a cada dia, possa sentir a Tua presença na brisa que recebo no rosto, na velocidade e na superação de meus próprios limites, e na responsabilidade da vida que Tu me deste.

Quero sentir Tua presença protetora e amiga, pois sei que estais comigo como meu caroneiro.

Protege, Senhor, nossas vidas e acolhe junto de Vós os companheiros que já partiram, e que eles possam viver as alegrias de estarem Convosco, e que nós tenhamos a esperança de um dia, também, encontrá-los.

Protege, Senhor, por intermédio de Nossa Senhora Aparecida, nossas motos, nossas vidas, nossos caminhos para que na certeza de Tua presença possamos dar-Te glória e louvor para sempre.

Amém!

Frases e mensagens para o Dia do Motociclista

  • Se duas rodas são asas para a liberdade, o asfalto é o caminho para a eternidade.
  • Uma das vantagens de se andar em uma moto é a liberdade. Em cima dela, sentimos o vento em nosso rosto, o sol aquecendo nosso corpo e conseguimos ter uma visão mais ampla do ambiente em que estamos circulando. Que cada motociclista, no dia 27/07, data dedicada a eles, possa sentir essa sensação incrível que é andar em uma moto.
  • A motocicleta oferece maior velocidade e mobilidade a quem a pilota. Por isso é importante pilotá-la de forma consciente sempre, preservando a vida. Desejamos isso e muitas felicitações no dia 27/07, Dia do Motociclista.
  • Que nessa data todos os motociclistas aproveitem a sensação de liberdade que é estar em cima de uma moto.