Benefícios de ler pelo menos 15 minutos por dia

Selecionamos nesta postagem uma lista com os 10 Benefícios de ler pelo menos 15 minutos por dia.

Seja por prazer, seja para estudar ou para se informar, a prática da leitura aprimora o vocabulário e dinamiza o raciocínio e a interpretação. Um ato de grande importância para a aprendizagem do ser humano, a leitura, além de favorecer o aprendizado de conteúdos específicos, aprimora a escrita.

Benefícios de ler pelo menos 15 minutos por dia

  • Reduz seu stress;
  • Te deixa critico;
  • Te deixa motivado;
  • Afia e estimula sua memoria;
  • Melhora sua escrita;
  • Promove a saúde mental;
  • Treina seu cérebro;
  • Te faz argumentar melhor;
  • Reforça sua disciplina;
  • Te faz evoluir.
Benefícios de ler pelo menos 15 minutos por dia
Autor da imagem desconhecido!

Bonús:

A Importância da Leitura na Primeira Infância

A leitura é fundamental na primeira infância, porque auxilia no desenvolvimento da criança e desperta nela o interesse pelos livros.

É a partir do quarto mês de gestação que a audição do feto começa a ser desenvolvida, portanto, logo após o nascimento é necessário que o bebê tenha contato com os mais variados tipos de sons e palavras para que desde cedo aprenda a diferenciar e dar significado para cada uma delas.

Um exemplo seria o caso de um bebê que nunca ouviu nenhum som: logicamente ele não irá falar, porque não teve a oportunidade de ouvir algo para se espelhar e, assim, tentar produzir algum som. Esse fato lógico justifica a importância da leitura, mesmo para as crianças que ainda não falam, pois com essa atitude, elas começam a absorver palavras novas muito antes de aprenderem a falar. A voz se forma assim.

É importante ressaltar que o leitor deve se policiar para não usar somente palavras comuns do cotidiano, pois no momento da leitura o bebê pode atribuir significados às palavras à sua maneira, ao mesmo tempo em que observa as expressões faciais do leitor, como por exemplo, a direção do olhar dele e, assim, pouco a pouco, o bebê vai aprendendo o que é um livro e como se deve utilizá-lo.

Fazendo com que a leitura se torne um hábito na vida do bebê desde a primeira infância, isso impedirá que a criança sofra constrangimentos ao entrar na escola e perceber que seus coleguinhas sabem manusear um livro e ela não. Isso inclui deixar que o bebê se aventure colocando os livros na boca e, em alguns casos, rasgando-os nos primeiros contatos. Devemos entender que esses acontecimentos fazem parte do processo de descoberta dos nossos pequenos.

Além de auxiliar no desenvolvimento da linguagem da criança, a leitura nos primeiros meses de sua vida auxilia para que futuramente a criança não veja os livros como sendo seus inimigos, justamente porque desde cedo ela se familiarizou com o objeto. Nossa língua é uma fonte inesgotável de conhecimento e só poderá ser totalmente desvendada e descoberta a partir de hábitos pequenos como este, lendo para os nossos pequenos.