Atividade de Adivinhação sobre o Folclore

Selecionamos nesta postagem uma maravilhosa sugestão para trabalhar com os alunos das series iniciais. Confira esta Atividade de Adivinhação sobre o Folclore.

Folclore é a cultura de um povo, o conjunto das tradições culturais dos conhecimentos, crenças, costumes, danças, canções e lendas dos indivíduos de determinada nação ou localidade.

O termo folclore se originou através de um neologismo criado pelo britânico William John Thoms (1803-1885), que uniu as palavras inglesas folk (que significa “povo”) e lore (que quer dizer “conhecimento”).

Assim, folclore ganha o significado literal de “conhecimento do povo” ou “aquilo que o povo faz”.

A base da cultura do povo brasileiro vem da mistura de povos que fizeram o Brasil. Inclui as numerosas tribos indígenas, os portugueses, os diversos povos africanos que foram trazidos escravizados, além de um sem-número de imigrantes como alemães, italianos, japoneses que vieram para o país.

Além disso, estudiosos como Câmara Cascudo, Mário de Andrade, Hekel Tavares, Inezita Barroso e muitos outros recolheram estórias e cantigas, documentaram práticas medicinais que fazem do folclore brasileiro uma fonte inesgotável de inspiração.

Atividade de Adivinhação sobre o Folclore

  • cobra de fogo que protege os animais, matas e florestas:
  • Homem que se transforma em lobo nas noites de lua cheia
  • Anão de cabelos vermelhos e com os pés virados para trás.
  • Menino negro com uma perna só, e que usa um gorro vermelho
  • Corpo metade mulher e metade de peixe. Seu cato encanta os homens.

Para imprimir:

Atividade de Adivinhação sobre o Folclore para imprimir