Método para facilitar o estudo das crianças

Este método melhora a compreensão de leitura em crianças.

Seu filho tem dificuldade em estudar? Talvez seja porque ele não aplica um método eficaz de aprendizado que lhe permita aproveitar ao máximo as horas de estudo e fixar o conteúdo. Nesse caso, uma das estratégias de aprendizado mais eficazes é o método Robinson.

Com o método Robinson, seu filho aprenderá a estudar sozinho e será capaz de aproveitar ao máximo o tempo que passa estudando. Você também entenderá melhor o conteúdo, o que facilita sua retenção. Além disso, estimula a capacidade das crianças de compreender novos conceitos e incluí-los em seu mapa mental, desenvolvendo, por sua vez, o pensamento crítico das crianças.

Como surgiu o método Robinson?

O método de Robinson, que na realidade é chamado de SQRRR ou  SQ3R , é uma técnica de compreensão de leitura que é estruturada em cinco etapas: exploração, pergunta, leitura, recitação e revisão. Foi introduzido em meados do século XX por Francis P. Robinson, um filósofo educacional americano.

Esse método oferece uma maneira mais eficiente e ativa de ler livros didáticos e, embora tenha sido originalmente criado para facilitar o estudo para estudantes universitários, também pode ser usado por crianças pequenas.

Como aplicar o método Robinson?

1. Exploração

Esta é a primeira etapa do método Robinson e consiste em uma leitura rápida do conteúdo. É conveniente que a criança leia o título, cabeçalhos e legendas, incluindo aqueles encontrados sob as imagens ou gráficos. Você também deve ler os parágrafos introdutórios, o resumo e as conclusões do capítulo ou artigo. Essa leitura rápida ajuda a criança a formar uma ideia do conteúdo que será estudado.

2. Pergunta

Nesta fase do método Robinson, a criança deve fazer uma série de perguntas sobre o conteúdo que está prestes a estudar. Um truque é converter as declarações e legendas em perguntas. Também ajuda a perguntar o que o professor disse sobre esse tópico na aula, ou apenas perguntar o que ele já sabe sobre isso. A utilidade desta informação na vida diária também pode ser feita.

Você pode dedicar cerca de 5 minutos a essa fase, mas é fundamental que você não a ignore, pois com essas perguntas você busca o objetivo de ativar na mente da criança os conceitos relacionados ao conteúdo que você deve aprender. Desta forma, será mais fácil estabelecer conexões significativas que facilitem a compreensão de novos conceitos e sua fixação na memória.

3. Leitura

Esta fase refere-se à leitura em si, embora seja uma leitura profunda. A criança pode marcar os conceitos mais importantes e / ou tentar responder às questões colocadas na etapa anterior, o que o incentivará a refletir sobre o que ele está lendo, para entendê-lo melhor.

Se uma primeira leitura não for suficiente para entender os conceitos, você poderá reler o conteúdo quantas vezes forem necessárias. É importante reduzir a velocidade de leitura nas partes mais complexas ou parar de ler e voltar naqueles conceitos que não são claros.

4. Recitação

Nesta fase, o objetivo é recuperar da memória o conteúdo que foi lido, recitando em voz alta os principais pontos do que foi aprendido. No entanto, não é repetir mecanicamente o conteúdo das páginas, mas para resumir ou explicar suas palavras como este processo envolve uma reconstrução do conteúdo que ajuda a torná-lo mais significativo e, acima de tudo, é mais bem integrada no mapas mentais existentes.

5. Revisão

Recitar o conteúdo apenas uma vez geralmente não é suficiente para consolidá-lo. O ideal é que a criança faça uma segunda revisão, pelo menos dos conceitos mais importantes. Nessa revisão você deve responder as perguntas iniciais e certificar-se de que não há dúvidas.

___________

Método para facilitar o estudo das crianças

Fique sempre por dentro das nossas postagens e se gostou da postagem “Método para facilitar o estudo das crianças”, não deixe de compartilhar com seus amigos nas redes sociais e também deixe um comentário aqui em nosso site com sua opinião e sugestões para outras postagens.

Curta e Compartilhe com seus amigos: @SÓ ESCOLA.