Plano de aula o homem e o meio ambiente

Selecionamos nesta postagem uma maravilhosa sugestão para o seu Plano de aula o homem e o meio ambiente para trabalhar a semana do meio ambiente na escola.

Plano de aula o homem e o meio ambiente

O que o aluno poderá aprender com esta aula

  • Identificar o conceito de meio ambiente.
  • Ressaltar a importância das ações humanas para modificação do meio ambiente.
  • Responsabilizar as ações humanas na preservação e cuidado com ele. 

Duração das atividades

  • 100 minutos

Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

  • Recursos naturais.
  • Natureza.
  • Cidade.
  • O homem como agente transformador do meio em que vive.

Estratégias e recursos da aula

  • Que tal começar a aula trazendo fotos diferentes fotos sobre o assunto?

Organize as crianças em grupos e faça a seguinte pergunta:

O QUE É O MEIO AMBIENTE?

Peça-lhes para registrar as suas conclusões na metade de uma folha de papel pardo. Posteriormente, promova um momento para que elas possam socializar as suas conclusões com os colegas.

Aproveite a oportunidade para ampliar o conceito de meio ambiente, uma vez que o mesmo não se restringe apenas a paisagem natural. Reforce que o meio ambiente é composto por tudo o que nos cerca, inclusive os recursos naturais, e que o homem é agente transformador desse meio . O ambiente natural se contrasta com o ambiente construído, que compreende as áreas e componentes que foram fortemente influenciados pelo homem.

Que tal trazer imagens antigas e atuais da cidade do Rio de Janeiro para materializar essa transformação?

Peça-lhes para comparar ambas as fotos do Rio de Janeiro (passado e presente) e ajude-as a elencar as mudanças que podem ser percebidas devido as ações humanas que acabam modificando a paisagem natural. Reforce que o fato de alterarmos o meio em que vivemos aumenta a nossa responsabilidade, uma vez que precisamos cuidar e preservar esse lugar especial que habitamos. Fomente esse tipo de reflexão, perguntando às crianças que ações concretas, individuais e coletivas, podemos ter para preservá-lo. Faça uma lista, registrando essas ações e deixe-a afixada em sala de aula, em um local que as crianças tenham acesso para a posterior consulta.

Escreva um texto coletivo sobre o assunto e peça às crianças para trazerem diferentes imagens sobre o meio ambiente. Você poderá montar um pequeno livro com essas imagens e com os textos escritos por elas. Use folhas de papel ofício para essa finalidade. Você pode criar uma capa com a metade de uma folha de cartolina para armazenar o material produzido pelas crianças e certamente elas também poderão ajudá-lo a ilustrá-lo.   

Avaliação

 Pelo menos três momentos precisam ser avaliados:

  • As crianças demonstraram interesse sobre o assunto?
  • As crianças conseguiram perceber que o conceito de meio ambiente é mais amplo que apenas considerar a paisagem natural?
  • Como elas interagiram umas com as outras? Houve conflito? Todos no grupo tiveram a chance de expressar a sua opinião ou alguém monopolizou a atenção? Foi possível chegar a um consenso?