Simplificar para aumentar a criatividade e a calma

Simplificar para aumentar a criatividade e a calma – Sabemos que a correria da vida, os horários e o excesso de atividades estão sempre fazendo que os Pais percam o controle, afastando-os do contato com seus filhos. É hora de rever as prioridades e de simplificar.

Os benefícios de simplificar o mundo de seus filhos são inúmeros e é claro que tornará a vida, principalmente deles, muito mais gratificante. As crianças despertam suas habilidades muito mais, quando têm tempo e espaço para explorar seu mundo sem pressa e sem exageros de cobranças.

Fazer demais é exaustivo, esmagador e estressante, sejam coisas demais, informação demais, atividades demais, escolhas demais, tudo isso em um ritmo alucinante sempre correndo de uma tarefa para outra, nunca um momento para relaxar ou brincar. Ter e fazer muito pode sobrecarregar uma criança e levar a um estresse desnecessário, além de acarretar problemas de saúde e ou traumas que podem prejudicar o aprendizado e o desenvolvimento da criança.


Simplificar a rotina de uma criança e reduzir sua sobrecarga de informações e atividades, bem como o excesso de brinquedos e bagunça, poderia ajudar crianças hiperativas a se tornarem menos ansiosas.  

Quando você simplifica o mundo de uma criança, você abre espaço para o crescimento positivo, criatividade, relaxamento e concentração

Muitos sintomas, dificuldades aprendizagem e ou comportamentais de hoje, vêm da cobrança excessiva de tarefas e agendas impostas pelos Pais para as crianças que de certa forma confundem uma agenda cheia com o não deixar a criança ociosa. Por esta atitude muitas crianças estão experimentando uma sobrecarga sensorial com “bugigangas demais, escolhas demais e informação demais.

Ao abordar a criação dos filhos usando a simplicidade como estrutura, os pais podem reduzir significativamente o estresse diário da criança, o que pode levar a crianças mais felizes e mais bem-sucedidas.

As crianças precisam de tempo para se tornarem elas mesmas por meio de brincadeiras e interação social. Se você sobrecarregar uma criança com coisas, com excesso de atividades, com escolhas e pseudoescolhas, antes que elas estejam prontas, elas automaticamente desenvolverão apenas um lado deste gesto emocional, que de certa forma leva ao vazio.

A maneira mais fácil de começar a mudar isto, é, dentro do seu próprio ambiente doméstico. À medida que você diminui a quantidade de brinquedos e a bagunça do seu filho, você aumenta a atenção e a capacidade dele brincar e criar profundamente. Coisas demais levam a muito pouco tempo e pouca criatividade na forma como as crianças veem e exploram seus mundos.

Ao reduzir os brinquedos, concentre-se em manter uma mescla de brinquedos que seus filhos gostem de forma consistente e que os mantenham entretidos por longos períodos de tempo. Muitas vezes, os brinquedos favoritos das crianças são brinquedos simples e clássicos, sem muitos eletrônicos, os preferidos são aqueles pedagógicos que despertem a curiosidade e a criatividade como: bichos de pelúcia, bonecas, brinquedos de construção, cabanas.

Diminua a quantidade de livros para um punhado de favoritos que podem ser saboreados e remova o restante para criar uma “biblioteca” para encontrar novas leituras, uma ou duas de cada vez. Adicione um pouco de tecido, barbante ou travesseiros para criar fortalezas e cabanas, depois dê ao seu filho algum tempo para se ajustar e criar seu próprio mundo de brincadeiras com essa simples seleção de brinquedos.

O TEMPO DE DESCANSO É UMA PRIORIDADE

Simplificar a programação familiar pode reduzir a sensação frenética de estar sempre em movimento. As crianças cheias de trabalho escolar, atividades extracurriculares ou esportes a cada dia geralmente desenvolvem ansiedade e se tornam estressadas e caóticas, já que falta o tempo livre para respirar, para brincar realmente e explorar a criativamente. O brincar sem se preocupar com o tempo deixa a criança livre em para desenvolver a criatividade e autocontrole, além de estar desenvolvendo também várias habilidades cognitivas.

Ao simplificar, podemos nos concentrar naquilo que realmente valorizamos, não apenas em passar nossos dias reagindo a tudo que o mundo nos lança e perdendo horas com aparelhos eletrônicos e internet. Ter menos brinquedos beneficia a imaginação de uma criança e a sensação de calma, ter brinquedos mais simples, proporciona a criatividade da criança em desenvolver brincadeiras.

A simplificação é um processo contínuo, não algo que pode ser concluído em uma tarde ou fim de semana. Leva tempo para reduzir posses, mudar hábitos e desenvolver novos ritmos. Não é fácil mudar de hábito quando toda a sua família está acostumada a se mover à velocidade da luz. Comece devagar, com pequenas mudanças e um olhar para o que você quer que sua vida familiar seja.

 A importância dos momentos para relaxar

No desenvolvimento da infância, o que se destaca não são as viagens à Disney, mas as coisas comuns que se repetem: os jantares em família, passeios na natureza, ler juntos na hora de dormir, almoços nos fins de semana na casa da vovó e do vovô etc.

Com a simplificação, podemos trazer uma infusão de inspiração para o nosso cotidiano; definir um tom que honre as necessidades de nossas famílias antes das exigências do mundo. Permitir que nossas esperanças para nossos filhos superem nossos medos.

Simplificar é encontrar um lugar de equilíbrio à medida que você se afasta do desnecessário e começa a dar valor nas coisas verdadeiramente importantes na vida. Passar esta ideia para as crianças no tempo de desenvolvimento de sua infância, é primordial para que as mesmas consigam adquirir sensibilidade e outras habilidades cognitivas.

Artigo Prof Marcos L Souza

Psicopedagogo – Historiador – Escritor – Pesquisador.

_______

Simplificar para aumentar a criatividade e a calma

Fique sempre por dentro das nossas postagens e se gostou da postagem “Simplificar para aumentar a criatividade e a calma”, não deixe de compartilhar com seus amigos nas redes sociais e também deixe um comentário aqui em nosso site com sua opinião e sugestões para outras postagens.

Curta e Compartilhe com seus amigos: @SÓ ESCOLA.