A importância da dramatização no desenvolvimento infantil

Confira nesta postagem um pequeno artigo sobre a importância da dramatização no desenvolvimento infantil.

A dramatização é basicamente um tipo de jogo em que a criança imita situações da vida real e incorpora outras pessoas, o que lhe permite formar uma imagem do mundo ao seu redor e desenvolver suas habilidades. Na verdade, a dramatização de papéis é muito mais do que apenas entretenimento porque prepara a criança para sua vida futura como um adulto.

A importância da dramatização no desenvolvimento infantil

5 razões pelas quais a dramatização é fundamental na infância

1. Promove a criatividade

Quando a criança brinca para se tornar médica, o pai ou o advogado não apenas imita os comportamentos dos adultos ao seu redor, mas também dá rédea livre à sua criatividade. De fato, é comum atravessar continuamente a fronteira entre o real e o imaginário, dando vida a seus próprios personagens e criando situações completamente novas. Portanto, é um excelente exercício para estimular sua imaginação e aumentar sua criatividade.

2. Incentiva o desenvolvimento da linguagem

Através deste tipo de jogo a criança também desenvolve sua linguagem e aprende novas palavras e conceitos. Alguns dos termos que ele usa foram ouvidos antes, mas no momento do jogo, quando ele interpreta outra pessoa, é quando ele lhes dá um significado e os inclui em seu vocabulário. Você também pode aprender novas palavras e expressões com as outras crianças que brincam com ele.

3. Regule suas emoções

Através dos personagens que ele representa, a criança expressa suas idéias, sentimentos e maneira de ver o mundo. O fato de se colocar em outra pele permite que você mostre seu mundo interior com mais facilidade e canalize seus medos, conflitos e preocupações.

4. Favorece a resolução de problemas

Na dramatização, a criança enfrenta múltiplos problemas e situações que fazem parte do cotidiano. É por isso que é uma oportunidade de desenvolver suas ferramentas de resolução de conflitos e aprender a tomar suas próprias decisões.

5. Desenvolver habilidades sociais

Através da dramatização, a criança também aprende a se comunicar com outras pessoas e a estabelecer diferentes tipos de links. Aprenda a ceder a vez, ouça, refute os critérios dos outros de maneira respeitosa e seja mais empático.

A importância da dramatização no desenvolvimento infantil
A importância da dramatização no desenvolvimento infantil

Qual é a idade apropriada para apresentar a criança à dramatização?

Em geral, a criança descobre a dramatização de maneira natural por volta dos 3 anos. Nessa idade, ele já é capaz de se reconhecer como uma pessoa independente e começa a criar suas próprias representações mentais do mundo.

No início, o mais comum é que a criança se limita a representar a vida dos adultos, seja a vida cotidiana dos que estão à sua volta ou a história dos personagens que ele vê nos desenhos animados, nas histórias infantis ou na televisão.

À medida que a criança cresce, ele será capaz de recriar cenários mais complexos, como resultado do desenvolvimento de sua capacidade de representação, criatividade, experiências e relacionamentos com outras pessoas. Isso ocorre entre 4 e 5 anos, uma idade em que a criança já possui as ferramentas psicológicas necessárias para aproveitar ao máximo os benefícios da dramatização, embora não seja antes dos 7 anos que se torne autêntica ator

3 role-playing games para se divertir com os pequenos em casa

  1. Motive a criança a se tornar sua heroína / heroína favorita. Incorporar seu herói ou heroína favorita é uma das encenações que a criança mais aproveitará. Além disso, é uma maneira muito simples de capacitar e capacitar a autodeterminação.
  2. Incentive-o a representar um profissional que ele admira. Liberte o pequeno para que ele se torne o profissional que ele gostaria de ser no futuro e experimente em sua própria pele o que significa ser um médico, advogado, professor ou especialista em computação.
  3. Incentive-o a imitar uma figura mundial. Dê à criança a oportunidade de se colocar no lugar de uma personalidade histórica, política ou cinematográfica e incite-o a tomar decisões importantes dessa posição. Desta forma, você aprenderá a avaliar as conseqüências de suas ações.

A importância da dramatização no desenvolvimento infantil

Fique sempre por dentro das nossas postagens e se gostou da postagem A importância da dramatização no desenvolvimento infantil, não deixe de compartilhar com seus amigos nas redes sociais e também deixe um comentário aqui em nosso site com sua opinião e sugestões para outras postagens.

Curta e Compartilhe com seus amigos: @SÓ ESCOLA.