O efeito da música na dor

O efeito da música na dor – Esta é uma área que vem recebendo considerável atenção.

O efeito da música na dor

Muitos estudiosos vêm avaliando o efeito da música na dor, através de medidas fisiológicas para dor, questionários de análise verbal, consumo de analgésicos, grau de ansiedade e/ou outros graus de distração.

A maioria dos estudos diz respeito ao efeito da música na dor aguda,  seja durante ou após cirurgias, seja em procedimentos dentais, ou no parto.

Alguns artigos falam da dor crônica, na maior parte em centros de tratamento de câncer. Updike, Heitz e Whipple e Glynn, estudaram o controle da dor através da música, mostraram uma diminuição da percepção da dor após o uso da musicoterapia . Updikemostrou que 2/3 dos pacientes admitidos tinham alguma forma de dor (emocional ou física) que após a musicoterapia todos experimentaram uma diminuição ou a ausência da dor. Heitz usava uma escala visual para medir a dor e o próprio paciente referia se tinha  mais ou menos dor, de acordo com a intervenção a cada 15 minutos da terapia. Ele demonstrou que a necessidade de analgésicos era significativamente maior nos pacientes sem musicoterapia do que com musicoterapia.

Estes trabalhos demonstram que o uso da música como “um audioanalgésico”, em uma variedade de situações de dor aguda e crônica, tem um efeito positivo.