A infância é o tempo mais importante para o ser humano

A infância é o tempo mais importante para o ser humano – Não é à toa que os pais de crianças pequenas tendem a se preocupar muito com a possibilidade de seus filhos obterem ganhos adequados à medida que iniciam suas atividades educacionais no jardim de Infância. Cobranças, comparações e o excesso de tarefas e atividades, são absolutamente prejudiciais ao desenvolvimento da mesma.

A infância é o tempo mais importante para o ser humano

Embora a educação inicial crie uma base importante para as habilidades acadêmicas, muitos pais não dão a devida importância neste período considerado o mais criativo e de maior aprendizado pra a criança, sem se preocuparem no acompanhamento correto e principalmente quando ao que está oferecido na instituição de ensino seja ela contratada ou pública. Um estudo publicado em 2015 mostrou que, mesmo controlando a demografia familiar e a capacidade acadêmica inicial, as habilidades sociais observadas no jardim de infância mostraram correlação significativa com o bem-estar aos 25 anos de idade.

Isso é muito poder de permanência!

As escolas que se preocupam no entanto em trabalhar de forma correta, na verdade dão mais ênfase as “habilidades sociais” que são mais indicativas do sucesso a longo prazo.

CINCO IMPORTANTES COMPETÊNCIAS SOCIAIS QUE VOCÊ PODE PROMOVER EM SEU FILHO.

  1. Brincadeiras e Jogos

Os jogos são um poderoso catalisador para o desenvolvimento nos primeiros anos. Ao brincar com os outros, as crianças aprendem a negociar, resolver problemas, revezar, compartilhar e experimentar. Você pode ajudar seu filho a construir essas habilidades, tirando um tempo para brincar livremente com outras crianças.

Enquanto aulas de dança, treinos de futebol e datas de brincadeiras coreografadas podem ter seu próprio valor, as crianças precisam de muito tempo para brincadeiras desestruturadas com outras crianças, onde podem ser supervisionadas, mas não instruídas pelos adultos ao seu redor.

  1. Como resolver problemas

É tentador mergulhar no primeiro grito descontente e fazer tudo certo de novo. Confiscamos o objeto do argumento, definimos cronômetros ou enviamos crianças para brincar em diferentes áreas. Somos bons em resolver problemas porque temos tanta prática como pais! E enquanto isso pode ser necessário para a sobrevivência, nossos filhos também precisam dessa prática.

Então, da próxima vez que seu filho tiver um problema , convide-o a participar desse processo de solução de problemas. Peça ao seu filho para descrever o que está acontecendo, faça uma análise de possíveis soluções e experimente uma. Você ainda é um participante ativo , apoiando seu filho durante o processo, mas, em vez de resolver sozinho, deixe que seu filho seja o dono do problema, perguntando: “O que você acha que poderia fazer a respeito disso?”

Ensinar uma criança a ser um solucionador de problemas também significa que nós ensinamos a eles como falhar e tentar novamente, o que é outra “habilidade crítica”. Quando perguntamos às crianças como a solução delas está funcionando, damos a elas uma oportunidade de avaliar sua experiência e fazer melhorias quando necessário. Estamos ensinando a eles que os erros nos ajudam a aprender e seguir em frente.

  1. Reconhecer Sentimentos

As crianças que são perceptivas às emoções ao seu redor também são mais capazes de conviver socialmente com seus coleguinhas. Você pode estimular essa habilidade chamando a atenção para sinais emocionais e nomeando emoções. Você pode fazer isso não só em sua casa (“Eu estou olhando para o rosto do seu irmão agora, e eu não acho que ele esteja se divertindo”. “Você parecia tão feliz quando você ganhou, seu sorriso era como um raio de sol!” “), mas também falando sobre as emoções lendo histórias ou assistindo um filme também (“Como você acha que ele sentiu quando isso aconteceu?”)

Os livros  são cheios de conflito. Essas conversas sobre emoções observadas são geralmente mais fáceis porque seu filho não está preso às próprias emoções turbulentas. A partir deste ponto de vista confortável, eles podem ser mais cuidadosos com as emoções e, em seguida, aplicar seu entendimento na vida real.

Outra coisa a ter em mente é que a pesquisa mostrou que o uso excessivo da tela pode interferir na capacidade da criança de reconhecer emoções nos outros. Portanto, certifique-se de que seus filhos tenham bastante tempo brincando e interagindo cara a cara com outros seres humanos, em vez de com pixels e luzes em uma tela.

  1. Estimulando através dos elogios e atividades caseiras.

Ser útil aos outros exige que as crianças olhem para além de si mesmas e reconheçam as necessidades dos outros. Observando e elogiando seu filho quando você percebe comportamentos úteis, você os encoraja a continuar. Dê ao seu filho uma oportunidade simples de ajudar a sua família, guardando mantimentos, preparando a fralda recém-nascida do bebê ou ajudando um irmão a se vestir e depois seja generoso com sua gratidão depois.

Aponte os ajudantes ao seu redor e mostre gratidão juntos para incutir um valor de serviço. Também pode dar uma reviravolta fantasiosa. Para meus próprios meninos obcecados por super-heróis , descobri que equiparar heróis a ajudantes fazem com que eles se sintam como os mesmos apenas ajudando em tarefas simples em nossa casa.

  1. Aprendendo a controlar os impulsos

O controle do impulso é uma parte das funções executivas dirigidas pelo córtex pré-frontal do cérebro. Esta área não se desenvolve completamente até o início da idade adulta, mas alguns dos desenvolvimentos mais rápidos acontecem nos primeiros anos da infância. É por isso que as crianças precisam de oportunidades para praticar essa habilidade crescente.

Fingir jogar também é uma ótima maneira de desenvolver essas habilidades. Ao assumir um novo personagem e um enredo imaginativo, as crianças precisam planejar antes de agir, alternar-se e fazer regras a seguir. Eles também praticam pensar fora de sua própria perspectiva e agem como pensam que o outro faria, em vez de simplesmente seguir seus próprios impulsos.

Em uma sociedade em ritmo utopicamente acelerado pode dar a impressão de que seu filho precisa aprender maior quantidade o mais rápido possível, mais habilidades acadêmicas diariamente e mais cedo do que nunca. No entanto, a realidade é que as habilidades sociais trabalhadas de forma correta na primeira infância através dos processos lentos e simples de brincar e interagir, envolver-se com suas famílias e prestar atenção ao mundo ao seu redor, são infinitamente mais importantes e primordiais tanto na formação social como educacional dos pequenos.

  • Artigo enviado pelo nosso parceiro “Professor Marcos L Souza – Pedagogo – Psicopedagogo – Educador.

A infância é o tempo mais importante para o ser humano

Fique sempre por dentro das nossas postagens e se gostou da postagem “A infância é o tempo mais importante para o ser humano”, não deixe de compartilhar com seus amigos nas redes sociais e também deixe um comentário aqui em nosso site com sua opinião e sugestões para outras postagens.

Curta e Compartilhe com seus amigos: @SÓ ESCOLA.