O desenvolvimento cognitivo infantil através do lúdico

O desenvolvimento cognitivo infantil através do lúdico – O desenvolvimento cognitivo infantil não ocorre por si só, mas através das diversas interações que a criança faz ao longo de sua trajetória, explorando o meio onde vive.

O desenvolvimento cognitivo infantil através do lúdico

O desenvolvimento do aspecto lúdico facilita a aprendizagem, o desenvolvimento pessoal, social e cultural, colabora para a saúde mental, prepara para um estado interior fértil, facilita os processos de socialização, comunicação, expressão e construção do conhecimento (SANTOS, 1997, p.12).

Segundo Vygotsky (1991, p.126) é “[…] no brinquedo que a criança aprende a agir numa esfera cognitiva, ao invés de uma esfera visual externa, dependendo das motivações e tendências internas, e não dos incentivos fornecidos pelos objetos externos”.

Para este educador (1991, p.106), o brinquedo atua na resolução da tensão gerada na criança pela vontade de satisfazer um desejo imediato e a impossibilidade (física e mental) desta realização: “Para resolver esta tensão, a criança em idade pré- escolar envolve-se num mundo ilusório e imaginário onde os desejos não realizáveis podem ser realizados, e esse mundo é o que chamamos de brinquedo”.

A imaginação é, segundo o autor, um processo psicológico inteiramente novo para a criança pré-escolar e que não pode ser encontrado ainda nas crianças com menos de três anos, ainda incapazes de postergar a realização de um desejo. Segundo Vygotsky (1991), o que distingue a brincadeira de outras atividades infantis, é que esta possui regras e imaginação, sejam elas explícitas ou não. Assim, na brincadeira do faz de conta, própria da idade pré-escolar, a imaginação está explícita e as regras implícitas. Vejamos o exemplo de brincar de casinha, nesta a criança precisa da imaginação para transformar-se em mãe, em filhinha ou em papai, mas, ao mesmo tempo, a criança precisa obedecer às regras inerentes ao papel assumido. Nos jogos, que aparecem na idade escolar, por outro lado, as regras estão explícitas, mas a imaginação implícita. O jogo de futebol pode servir para exemplificar o que o autor quer dizer, assim ao iniciar a partida o jogador submete-se às regras pré-fixadas, mas vai precisar da imaginação para realizar suas jogadas e ter uma boa atuação no jogo. Vygotsky (1991) afirma que a importância do brinquedo está no fato deste criar Zonas de Desenvolvimento Proximal na criança, pois ao brincar ela realiza, mesmo de forma imaginativa, atividades e funções que muitas vezes estão acima de suas reais capacidades, mas que são possíveis na situação do brinquedo.

O desenvolvimento cognitivo infantil através do lúdico

O lúdico torna-se facilitado na prática pedagógica com Portadores de Necessidades Educativas Especiais (PNEE), pois é algo que ocorre de forma espontânea, sem imposição, contribuindo em muito na integração da criança e servindo principalmente como facilitador da aprendizagem, pois permite uma flexibilidade, conforme a necessidade, despertando o interesse e servindo como motivador, já que oportuniza a descoberta, do que lhe foi solicitado, em especial nas abstrações, como cálculos, por exemplo, já que torna a aprendizagem por meio de brincadeiras, dinâmicas e atividades mais atrativas, significativas e eficazes.


O desenvolvimento cognitivo infantil através do lúdico

Fique sempre por dentro das nossas postagens e se gostou da postagem O desenvolvimento cognitivo infantil através do lúdico“, não deixe de compartilhar com seus amigos nas redes sociais e também deixe um comentário aqui em nosso site com sua opinião e sugestões para outras postagens.

Curta e Compartilhe com seus amigos: @SÓ ESCOLA.